Atividade de Psicologia da Educação
Ensaio: Atividade de Psicologia da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora240706 • 5/10/2014 • Ensaio • 572 Palavras (3 Páginas) • 1.379 Visualizações
Atividade de Psicologia da Educação
1- Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?
R: Id, Ego e Superego.
2- Qual a função das três estruturas (o id, o ego, e o superego) da personalidade?
R: O id tem a função de descarregar a tensão do organismo, proporcionando um nível de conforto e baixa tensão. É regido pelo princípio do prazer.
O ego tem a função de certificar se uma experiência é falsa ou verdadeira, se tem existência interna ou externa, sendo denominado principio da realidade.
Superego tem a função de decidir se algo é certo ou errado, agindo como facilitador da convivência do indivíduo na sociedade.
3- Explique as relações entre o id, ego e superego.
R: A energia que é usada para acionar o sistema nasce o id, que é de natureza primitiva e instinta. O ego ermeginda o id, existe para lidar realisticamente com as pulsões básicas do id e também age como mediador entre as forças que operam no id e no superego e as exigências da realidade externas. O superego, emergindo do ego atua como um freio moral ou força contraria aos interesses práticos do ego. O superego fixa uma série de normas que definem e limitam a flexibilidade do ego.
4- Observe uma criança nas fases oral e anal e apresente suas considerações.
R: Na fase oral a criança conhece o mundo através da boca, é comum que qualquer objeto seja direcionado a boca, pois assim lhe proporciona o prazer da descoberta tais como sabor, textura, cheiro etc. Observamos que também o fato da criança colocar algo na boca pode ser uma maneira de aliviar o seu desconforto. Exemplo: quando uma criança chora, ao receber a chupeta se acalma, e ao contrario se ela estiver com a chupeta e tira lá, ela ira chorar muito. Na fase anal a criança tem realmente apreço pelas fezes e urina, que notamos com a sua admiração ao realizar o ato. Ela inicia um processo de auto controle fisiológico e isso lhe proporciona o prazer.Também observamos que nessa fase a criança tende a controlar outras coisas em sua vida, como por exemplo o que deve dividir ou não. E apesar das crianças apreciar suas fezes ela sente também um certo desprezo devido o comportamento de repugnância que demonstramos a ela quanto a isso. Quantas vezes nos pegamos dizendo a uma criança que o “coco “é nojento, deixando assim a criança contrariada quanto a seus valores.
5- Dê dois exemplos dos seguintes mecanismos de defesa: projeção, repressão e formação reativa.
R: Repressão: um homem embriagado revela sua paixão proibida por uma mulher casada, que jamais revelaria quando sóbrio.
Formação reativa: A ex namorada afirma ter ódio do ex namorado, sendo que na verdade seu sentimento é de amor.
Projeção: um homem que demonstra intolerância a homens homossexuais pode ter desejo de pratica homossexual.
6- Extraia da relação entre o id, o ego, e o superego, bem como das tensões e conflitos produzido pela libido, situações que podem ser aplicadas na concepção e praticas educacionais.
R: A relação
...