Resumo Congresso Saúde Mental
Por: Israel danone • 21/10/2019 • Ensaio • 446 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Relato de experiência em estágio de Políticas Públicas de Assistência Estudantil na UFSCar:
Saúde Mental na Universidade
Introdução: O ponto de partida para compreender o estágio de Políticas Públicas de Assistência Estudantil na UFSCar perpassa as políticas de assistência estudantil nas universidades e nos remete a conceber como se dá a relação que o discente passa a ter com a Universidade, como sua subjetividade se constrói em sua própria vivência como indivíduo integrante do meio acadêmico, a partir da influência dessas políticas. Por meio do reconhecimento de que os discentes, regularmente, apresentam vulnerabilidades anteriores à própria entrada na universidade; que se somam às próprias ao contexto acadêmico, que começamos a compreender a importância e responsabilidade da universidade no cuidado da Saúde Mental de seus discentes. O estágio aproxima o estudante do campo de atuação das Políticas Públicas, em especial o de Assistência Estudantil, iniciando-se a partir da própria vivência do estagiário dentro da universidade. Consequentemente, o estágio permite uma maior compreensão, por parte do estagiário, de suas experiências na vida universitária, possibilitando uma transformação de sua postura de agente passivo em agente ativo diante da situação em análise e, posteriormente, sendo os primeiros passos para uma melhor percepção do "outro" de forma mais completa.
Objetivos: Com o objetivo de demonstrar a importância desse estágio na construção como indivíduo e futuro profissional do campo da saúde mental, é que relataremos a experiência vivenciada pelo estagiário em Políticas Públicas de Assistência Estudantil na UFSCar.
Método: A metodologia do trabalho é o estudo de caso estágio de Políticas Públicas de Assistência Estudantil na UFSCar: Saúde Mental na Universidade, na modalidade relato de experiência.
Resultados: Os estagiários participaram de atividades de auto expressão por meio de recursos gráficos, abordando o tema da identidade; discutiram questões teóricas e técnicas sobre escuta terapêutica, transferência, os contratos de trabalho individual e em grupo, saúde mental na universidade, assistência estudantil e redução de danos; vivenciaram a entrada no SUS como usuários, estudando seus princípios e o funcionamento da atenção primária e básica, em especial; entrevistaram profissionais de Psicologia que atuam na área da Saúde e conheceram os serviços onde atuam; produziram e compartilharam com a população de São Carlos folheto explicativo sobre políticas públicas de Saúde e Educação; planejaram e organizaram oficina sobre prevenção ao suicídio; construíram rede de apoio para estudante em situação de sofrimento psíquico.
Conclusão: Haja visto o mencionado, conclui-se que este estágio contribui para além da formação profissional do discente de Psicologia da UFSCar. Constitui-se como um ambiente seguro, respeitoso e sigiloso, que auxilia no cuidado dos próprios estudantes, sendo ainda mais imprescindível, uma vez que permite a aprendizagem teórico-vivencial do campo da Saúde Mental do universitário.
Palavras-chave: Saúde Mental; Relato de experiência; UFSCar
...