Resumo De Psicanalise
Dissertações: Resumo De Psicanalise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vilopezz • 28/5/2014 • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 1.305 Visualizações
Resumo: A Psicanálise
Sigmund Freud
As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos, econômicos, políticos, culturais etc..
Sigmund Freud (1856-1939) foi médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica, sua contribuição é comparável á de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais, a investigação sistemática desses problemas levou a Freud á criação da psicanálise.
A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras produções imaginário, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos, A psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, exacerbação da violência e interpretação dos sonhos e a psicopatologia da vida cotidiana, dentre outras.
A experiência inaugural de Freud e buscar descobrir, as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores, pois ela foi realizada por Freud.
A Gestação da psicanálise
Freud formou-se em medicina na universidade de Viena,em 1881,e especializou-se em psiquiatria, trabalho algum tempo em um laboratório de fisiologia e deu aulas de neuropatologia no instituto onde trabalhava. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar, e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas do distúrbio nervosos passou a ser a sugestão hipnótica.
Em Viena, o contato de Freud com Josef Bresser, médico e cientista, também foi importante para a continuidade das investigações, nesse sentido, o caso de uma paciente de Bresser foi significativo. Ana. O apresentava um conjunto de sintomas que fazia sofre,paralisia com contratura muscular,inibições e dificuldades de pensamento,esses sintomas tiveram origem na época em ela cuidara do pai enfermo,não era capaz de indicar a origem de seus sintomas,mas sob o efeito da hipnose,relatava a origem de cada um deles,que estavam ligados a vivência anteriores da paciente,relacionadas com o episódio da doença do pai.
Bresser denominou método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligados a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
A Descoberta do Inconsciente
“Qual poderia ser a causa de o paciente esquecer tantos fatos de sua vida interior e exterior”..., perguntava se Freud.
Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixaram dar livre curso ás suas ideias, observou que muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhe ocorriam.
Freud denominou resistência, e chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que esta na origem do sintoma, estes conteúdos psíquicos localizam se inconscientes. Considerando este novo estado de coisas, dei ao método de investigação e cura resultante o nome de psicanálise em substituição ao de catártico.
A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico
Em 1900, no livro a interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade.
O Inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual de as consciências”, estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, terem sido reprimidos, isto é “foram” para os inconscientes é um sistema psíquico regido por leis próprias de funcionamento.
O Percuciente refere se ao sistema onde permaneceram aqueles conteúdos acessíveis á consciência.
O Consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
A Descoberta da sexualidade infantil
Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referia se que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referia se a conflitos ordem sexuais localizados nos primeiros anos de vida do individuo.
• A função sexual existe desde o principio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as ideias dominantes.
• Período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar á sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher.
• A Libido, nas palavras de Freud, é “a energia dos instintos sexuais e só deles”.
O corpo é ironizado, isto é as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo, e há um desenvolvimento sexual em face oral (a zona de erotização é) a boca, fase anal (a zona de erotização o ânus), fase fálica (a zona de erotização é o órgão sexual, em seguida vem um período de latência que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, há um intervalo, na evolução da sexualidade).
Explicando alguns conceitos
Além disso, estes aspectos também são postulados de Freud, e seu conhecimento é fundamental para se compreender a continuidade do desenvolvimento do desenvolvimento de suas teorias.
Posteriormente descobriu que poderiam ter sido imaginadas, mas com a mesma força, e consequência de uma situação real, aquilo que a,para o individuo,assume valor de realidade é a realidade psíquica.
O funcionamento psíquico é concebido a parti de três pontos de vista: o econômico (existe uma qualidade de energia que alimenta os processos psíquicos), o tópico (o aparelho psíquico é constituído de um numero de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como lugar psíquico) e o dinâmico (no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas).
A Pulsão refere se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão desde
...