Resumo Psicanálise
Dissertações: Resumo Psicanálise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: a1apl • 27/9/2014 • 780 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Psicanálise
A Psicanálise é o nome que se dá para o estudo da mente. O pai da Psicanálise se chama Sigmund Freud, mas conhecido por Freud. A Psicanálise tem como objetivo tratar dos desequilíbrios psíquicos e neurológicos. Segundo Freud a psicanálise cresceu num campo muitíssimo restrito. No início, tinha apenas um único objetivo, o de compreender algo da natureza daquilo que era conhecido como doenças nervosas ‘funcionais’, com vistas a superar a impotência que até então caracterizara seu tratamento médico. Porém, com o passar do tempo a psicanálise foi crescendo e os estudos foram se aprofundando e então os processos psicológicos foram surgindo. Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação. Ele também incorporou à sua teoria conhecimentos absorvidos de alguns filósofos, principalmente de Platão e Schopenhauer. A Psicanálise trabalha com a consciência do ser humano, e nela está incluso os níveis e modelos da mente.
Níveis da Consciência
• O Consciente: Abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo; Ou seja, faz o individuo lembra conscientemente de todos os fatos vividos.
• O Pré-Consciente: refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles; Faz-se com que o individuo se recorde de brevemente fazendo com que ele queria viver aquilo.
• O Inconsciente: diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente sob circunstâncias muito especiais que podem tornar-se reais. Ou seja, o inconsciente é tudo aquilo que fica guardado do fundo da memoria no qual não recordamos, e é ele que nos faz sonhar e querer muito algo;
Os mecanismos de Defesa
Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: fantasia, repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação.
• Fantasia: Mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação ilusória para os desejos que não se podem realizar- o inconsciente cria uma satisfação-substituta que fica em lugar da realidade
• Repressão: A essência da Repressão consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância. A repressão afasta da consciência um evento, idéia ou percepção potencialmente provocadoras de ansiedade e impede, dessa forma, qualquer "manipulação" possível desse material.
• Negação: Negação é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego. Os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca aconteceram.
• Racionalização: Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que causa angústia.
• Formação
...