Resumo Do Livro O Que é Psicologia Social
Trabalho Escolar: Resumo Do Livro O Que é Psicologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gaaa_m • 14/5/2014 • 676 Palavras (3 Páginas) • 11.036 Visualizações
RELATÓRIO
O relatório a seguir é um resumo referente ao livro "O que é Psicologia Social - Silvia Lane" utilizado na disciplina Psicologia Social do curso.
A psicologia social, surgiu para estabelecer uma ponte entre a sociologia e a psicologia. Seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Essa psicologia estuda então aquele comportamento que o individuo tem que é influenciado pela sociedade. Sendo assim, é a ciência que estuda a relação entre individuo e sociedade.
COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS?
Os outros.
Que o ser humano necessita do outro para sua sobrevivência todos já sabem. Mas porque o outro é tão importante assim na construção do eu social?
O ser humano sozinho não é capaz de se desenvolver, ele precisa da relação com o outro para a sua construção.
Identidade Social
Identidade Social é tudo aquilo que nos caracteriza como pessoa e é na diversidade do eu com o outro que o individuo acaba descobrindo dentro de si mesmo um eu diferente.
As características do individuo diz respeito a maneira como se relaciona com os outros, sendo uma identidade em grupo. A construção da identidade se da por identificação ou negação. Resumindo, o outro é praticamente um estimulo para a identidade.
Consciência de Si
A consciência de si mesmo só é dada a partir do momento em que o individuo for capaz de perceber quais são as razões históricas que o fazem agir de determinada forma, seguindo certo papel. Essa consciência tem a capacidade de transformar a identidade social quando os papeis são questionados dentro do grupo que os definem.
COMO APRENDEMOS O MUNDO QUE NOS CERCA
Linguagem
É uma questão de sobrevivência. A sociedade é feita de cultura, a cultura produz sociedade, assim como a língua.
É todo o comportamento reforçado através da mediação de outras pessoas. É o falar, escrever, os sinais, gestos, tendo a função de transmitir pensamentos, ideias e interação entre os indivíduos.
Família e Escola
São os pilares para a formação de identidade e personalidade do individuo.
- A família é o primeiro agente de socialização, onde há a criação da estrutura fundamental para toda a socialização dos indivíduos. Dentro da família existem os papéis a serem seguidos, cada um com sua função dentro do núcleo familiar.
- A escola é um ambiente de transmissão de educação, princípios, objetivos, conteúdos, direitos e deveres. O individuo reproduz os conhecimentos e valores passados pela escola.
É nesse ambiente que o individuo constrói parte de sua identidade de ser e pertencer ao mundo, por ser um ambiente que estimula o trabalho em grupo, a cooperação, individualismo, competição e etc. Assim dando a oportunidade de participar de situações sociais, tendo que interagir com um grupo.
Trabalho e Classe Social
É através do trabalho que o individuo se objetiva
...