TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro: Serviço social e o Popular: Resgate Teórico-metodológico

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  5.596 Visualizações

Página 1 de 4

SILVA, Maria Ozanira da Silva (coor.). O Serviço Social e o popular: resgate teórico metodológico do projeto profissional de ruptura – São Paulo: Cortez,2011.

O livro O Serviço social e o popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura, obra coordenada Maria Ozanira da Silva e Silva é um estudo sobre o processo histórico da atuação profissional do serviço social desde a década de 70, sendo um documento sobre “o projeto profissional de ruptura do serviço Social”.

A obra é dividida quatro capítulos e conclusão, o primeiro capitulo: contextualizando o serviço social no projeto histórico brasileiro, o segundo: O processo de Reconceituação do serviço social no Brasil: emergência de ruptura,o terceiro: o esforço de construção de um projeto profissional a partir da ruptura, o quarto: Projeto profissional de ruptura  e a conclusão intitulada como  As questões problemáticas e os desafios na formulação do projeto profissional de ruptura.

O livro faz um resgate histórico da profissão associada a história sociopolítica e econômica do Brasil, e ressalta como a profissão emergiu na sociedade brasileira como mero executor da ordem burguesa, o capitulo aborda o período de crise do governo Kubistchek onde o serviço social passa a ser emergencial com o Desenvolvimento de Comunidade determinada pela  ONU.

Nesse cenário tinha-se a necessidade de combater ao avanço do comunismo a America Latina.O populismo e a proposta de João Goulart de nacionalismo desenvolvimentista, as agitações políticas do Brasil que impulsionaram a categoria profissional a tentar novas experiências opondo-se ao serviço social tradicional.

O primeiro capitulo ainda aborda os avanços e retrocessos do período da ditadura militar, as consequências do AI-5, a repressão e as novas ordens que serviço social adquire com a política social, os documentos de Araxá e Teresópolis apontam, o movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil.

 A história do Serviço Social passam a ter embasamento teórico mais profundo, contato com a teoria marxista e mais documentos são produzidos para a perspectiva modernizadora. O movimento de Reconceituação do serviço social é um esforço de tornar a profissão elemento que atenda o cenário da questão social.

O processo de intenção de ruptura é a busca dos profissionais de Serviço Social por novos horizontes, o esforço em romper com as características assistencialistas e de ordem cristã.Mas que ainda enfrenta desafios sobre a questão metodológica do serviço social.

A obra trata a fundo da história do serviço social e ressalta em diversos pontos que o processo de consolidação da metodologia de atuação profissional não se deu de forma homogênea e linear, é muito interessante ver o quanto a história da prática profissional esta associada a formação econômica e social do Brasil.

O processo de ruptura pelo que pode se entender do texto é a busca dos profissionais de serviço social em quebrar amarras com o confessionalismo, com a pratica da filantropia e da ação clientelista, estando mais próxima possível da classe a qual realmente trabalha (a classe proletária) e continuar sendo minimizadora das questões sociais.

A autora também baseia sua pesquisa em outros teóricos importantes do serviço social como José Paulo Netto para falar da atividade profissional autor que também fez uma pesquisa a fundo sobre o movimento de reconceituação do serviço social. O texto tem diversas citações importantes dele e de outros mais autores como Marilda Villela Iamamoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com