Resumo Psicologia Hospitalar
Dissertações: Resumo Psicologia Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiarap • 29/3/2015 • 247 Palavras (1 Páginas) • 958 Visualizações
Por muitos anos, o auxílio psicológico prestado aos enfermos era confundido com auxílio religioso.
Nos anos 50, o enfermo era tido como uma máquina a ser concertada. Os hospitais tinham uma configuração rígida.
A partir da década de 30, a Psicologia Hospitalar surgiu no Brasil conectando-se com a Psiquiatria.
Na década de 40, as políticas públicas de saúde no Brasil são focadas no modelo clínico-assistencialista.
Na década de 50, dá-se a inserção do psicólogo no contexto hospitalar através de Mathilde Neder, sendo também a primeira a trabalhar com a interdisciplinaridade e humanização, sendo responsável pela revolução no atendimento médico-hospitalar.
A psicologia hospitalar desenvolveu-se pela necessidade de um novo enfoque, uma mudança de estratégias na forma de prover saúde, em seu sentido mais amplo.
O psicólogo profissional no contexto hospitalar tem um papel clínico, social, organizacional e educacional, com áreas que abrangem a psicologia preventiva e de tratamento.
O Psicólogo Hospitalar tem o dever de olhar e considerar o paciente como uma pessoa humana, dotada de personalidade ao qual contribui para os fatores físicos, biológicos e sociais.
Assim o paciente sentindo-se compreendido percebe-se mais seguro e amparado podendo entender sua doença tanto no aspecto fisiológico, como nas implicações emocionais.
O psicólogo orienta o paciente nos casos:
Internação, Cirurgias, Traumas, Oncologia entre outros;
A atuação do psicólogo hospitalar também se baseia na assistência aos familiares, pois eles também adoecem juntamente com o enfermo.
O psicólogo orienta a família nos casos:
Internação;
Períodos de volta a casa e retorno ao hospital;
Reintegração das atividades familiares;
Morte;
Entre outros.
...