Resumo do Capitulo 6 do livro Psicologia Aplicada á Administração-uma abordagem interdisciplinar de Maria Aparecida Ferreira Aguiar.
Por: Polliana Costa • 6/12/2018 • Resenha • 917 Palavras (4 Páginas) • 930 Visualizações
Resumo do Capitulo 6 do livro Psicologia Aplicada á Administração-uma abordagem interdisciplinar de Maria Aparecida Ferreira Aguiar.
- Desejos
Desejo é sintoma de privação, ausência. Quem busca o que deseja, busca o que está ausente, o que está faltando.
- Necessidade
Encontra sua satisfação quando fornece o objetivo certo, como a fome por exemplo é uma necessidade, quando você come o alimento desejado, ou pelo menos se alimenta, está fornecendo o objeto adequado a necessidade.
- Recalque
Quando o indivíduo no seu inconsciente procura repelir ou manter certas ações, pensamentos, que proporciona satisfação, mais é contrario a algumas exigências.
- Sublimação
Freud usa para explicar atividades humanas que aparenta não ter relação com a sexualidade, mas que seu elemento propulsor se encontra na pulsão sexual.
-Repressão
É o primeiro mecanismo que o ego utiliza na defesa contra o id. Essa repressão age diretamente sobre os propósitos do instinto.
- Pulsões de Morte
Tende a autodestruição, as pulsões de morte dirigidas para o exterior, manifesta em forma agressiva ou destrutiva.
- Pulsões de Vida
Abrange não só as pulsões sexuais propriamente ditas, mais ainda as pulsões de autoconservação.
- Conflito Psíquico
Quando o indivíduo entra em conflitos por desejos contraditórios, quando o desejo é o contrario de uma exigência moral, nesse momento acontece o conflito psíquico, pode ser com desejo e a defesa, diferentes sistemas ou instâncias, conflito por pulsões e etc.
- Identificação
Processo psicológico que o indivíduo passa, e vai assimilando aspectos de outros indivíduos e se transforma total ou parcialmente de acordo com o que assimilou.
- Identificação com o agressor
Mecanismo de defesa do ego, o indivíduo em perigo externo, se identifica com seu agressor assimilando por contra própria alguns aspectos, e se transformando em tal.
- A teoria psicanalítica e o comportamento humano na organização: contribuições e limitações.
A empresa através de eventos com presenças de diretores pessoas com altos padrões, viagens, e reuniões em lugares visados, manipulam o funcionário a ter uma falsa impressão de igualdade de estrutura, que a empresa nunca pretende que exista. Em primeiro momento essa manipulação funciona em curto prazo, mais ao longo prazo a própria entidade vai se desmascarando e causa em seus funcionários profundas frustrações, e sentimento de traição, que pode ser visto através de desinteresse pelo trabalho, baixa produtividade, desanimo e até mesmo agressividade. Muitas greves selvagens, roubos, seqüestros de membros da diretoria, podem ser causadas por essa frustração profunda vinda dos funcionários. A confusão entre desejos e necessidades diretamente ligadas a manipulação das necessidades individuais dos membros da empresa, é causadora dos insucessos de muitos programas de recursos humanos. Os desejos individuais estão no nível do inconsciente, quando a entidade tenta substituir os desejos e padronizar com os da organização causando barreiras e constrangimentos externos, mais isso poderá gerar reações de apatia ou agressividade. Quando o individuo é padronizado ele fica mais fácil de ser controlado, mais por outro lado fica com um bloqueio que impede o desenvolvimento efetivo da produtividade. Quando a teoria psicanalítica é abordada a partir da perspectiva freudiana ortodoxa e/ ou lacaniana a aplicação é revertida, ela da subsidio para compreensão de conflitos intrapessoais.
...