TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NERVOSO

Ensaios: SISTEMA NERVOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

O SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. É formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.

Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar o seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervoso central através da propriedade chamada plasticidade cerebral .

O Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP)

O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. É dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinhal (não confundir com medula óssea). Em uma pessoa adulta, o encéfalo pesa entre 1.3 à 1.4 kg . O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia (ou gliais). A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas.

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo.

O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). Divide-se em SNP Somático e SNP Autônomo.

O Sistema Nervoso Somático é composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Sua principal função é inervar a musculatura esquelética, responsável pelas ações voluntárias, como a movimentação de um braço ou perna.

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por duas porções distintas: Simpático e Parassimpático, cujas ações são antagônicas. Estas duas vertentes atuam normalmente em simultâneo sendo do equilíbrio entre a força de ação de cada uma delas (tônus) que nasce a extrema capacidade regulatória do SNA, essas ações estendem-se a diversos domínios biofisiológicos do nosso organismo, incluindo o débito sanguíneo pelos tecidos.

Como esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas), um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a liberação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.

Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial. A ação vasodilatadora do Parassimpático é feita mediante a liberação de acetilcolina.

Os nervos podem ser:

Nervos sensitivos são os que contêm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com