Seminário de Métodos e Práticas Profissionais II
Por: Ana Macena • 22/4/2019 • Relatório de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE MEDICINA
CURSO DE PSICOLOGIA
Seminário de Métodos e Práticas Profissionais II
IDÉIA INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Estágio Específico II
Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde
JOICE RIBEIRO
Pelotas, 18 de Março de 2019
A escuta psicológica e atendimento psicoterápico Grupal em um caso Boderline: Um Relato de experiência
Objetivo Geral: Relatar os efeitos da escuta na atenção básica e como está contribui na prevenção de agravos em saúde mental (quando o sintoma começa a se instalar) e promoção da saúde.
Objetivo específico. 1: Relatar o acompanhamento de um caso Borderline em psicoterapia grupal. Desde os primeiros atendimentos nas entrevistas iniciais, até sua vinculação inicial com o grupo de saúde mental.
2. A importância da escuta e do remanejamento da técnica, tendo como alicerce a teoria psicanalítica.
O que eu Gostaria de relatar? Gostaria de começar abordando/ problematizando sobre historicamente a psicologia ter se voltado quase que exclusivamente para parcelas privilegiadas da população. Ainda, gostaria de arriscar pensar sobre como a atuação do psicólogo na ESF, poderia contribuir para o fortalecimento do programa e consequentemente ter impactos positivos em toda rede de atenção (pensar em uma possível diminuição da demanda nos CAPS).
O que me motivou e qual a relevância? O que me motiva a escrever esse relato é fazer as pessoas refletirem sobre a importância da psicologia na atenção básica e quem sabe uma mudança nas políticas públicas em saúde mental, já que a profissão ainda não faz parte da equipe mínima do programa ESF. A importância do relato está em registrar as práticas em saúde coletiva, visto que, a atuação da psicologia ainda está sendo construída nesse âmbito. Gostaria de escrever algo que tenha um potencial político/social, que se proponha a ir além do âmbito acadêmico.
...