Os sintomas da esquizofrenia
Artigo: Os sintomas da esquizofrenia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tutti • 21/10/2013 • Artigo • 655 Palavras (3 Páginas) • 720 Visualizações
ESQUIZOFRENIA
Sintomas Positivos: delírios, alucinações, distúrbio do pensamento, comportamentos anormais.
Sintomas Negativos: Isolamento social, nivelamento das respostas emocionais.
TEORIA DA DOPAMINA
A Anfetamina libera Dopamina no cérebro e pode produzir um episódio de esquizofrenia. Potentes agonistas do receptor D2 (Apomorfina e Bromocriptina) exacerbam os sintomas dos pacientes esquizofrênicos.
Antagonistas da Dopamina e fármacos que bloqueiam o armazenamento de Dopamina neuronal (Reserpina) são eficazes em controlar os sintomas positivos da esquizofrenia e em prevenir alterações de comportamento induzidas pela anfetamina.
FARMACOS ANTIPSICÓTICOS
São antagonistas dos receptores de Dopamina.
Clorpromazina, Haloperidol, denominados antipsicóticos de 1ª geração ou típicos. Os mais recentes (Clozapina, Risperidona) são denominadosatípicos que se refere a diminuição da tendência dos novos compostos em causar efeitos colaterais motores adversos, com perfil farmacológico diferente dos compostos de 1ª geração. Estes compostos recentes melhoram os sintomas negativos, bem como os positivos.
CLASSIFICAÇÃO
ANTIPSICÓTICOS de 1ª GERAÇÃO (TÍPICOS) – Clorpromazina, Haloperidol, Flufenazina, Flupentixol...
ANTIPSICÓTICOS de 2ª GERAÇÃO (ATÍPICOS) – Clozapina, Risperidona, Sertindol...
A distinção desses grupos depende:
Perfil do receptor;
Efeitos colaterais extrapiramidais(menor no grupo atípico);
Eficácia (especificamente da Clozapina) no grupo de pacientes resistentes ao tratamento;
Eficácia contra sintomas negativos.
CARACTERÍSTICAS DOS ANTIPSICÓTICOS
1ª GERAÇÃO RECEPTORES PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS
Clorpromazina
(protótipo) D1,D2, mACh Aumento da prolactina(ginecomastia), Hipotermia, efeitos anticolinérgicos, reações de hipersensibilidade, icterícia.Sedativo
Haloperidol D1, D2, 5HT Como a Clozarpina, mas não causa icteríticia, nem efeito sedativo, tem menos efeitos anticolinérgicos.
2ªGERAÇÃO RECEPTORES PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS
Clozapina D1,D2, mACh,5HT Crises convulsivas, sedação, salivação, ganho de peso, efeitos anticolinérgicos, leucopenia e agranulocitose
Risperidona D2, não tem afinidade ao D1 Ganho de peso, Hipotensão
PROPRIEDADES DOS FÁRMACOS ANTIPSICÓTICOS
As fenotiazinas bloqueiam histamina, catecolaminas, acetilcolina e 5HT. O antagonismo da Dopamina é o principal determinante da ação antipsicótica.
MECANISMO DE AÇÃO
RECEPTORES DE DOAPAMINA E NEURONIOS DOPAMINÉRGICOS
Os antipsicóticos devem seus efeitos terapêuticos principalmente ao bloqueio de receptores D2. Os compostos de 1ª geração mostram preferência por D2 em relação aos D1, enquanto que os de 2ª geração são seletivos para receptores D2.
Os antipsicóticos inicialmente aumentam e mais tarde diminuem a atividade elétrica dos neurônios dopaminérgicos.
Os efeitos sobre a via de Dopamina se correlaciona aos efeitos antipsicóticos, enquanto os efeitos sobre as vias nigroestriatais são responsáveis pelos efeitos adversos produzidos pelos antipsicóticos.
Os antipsicóticos levam várias semanas para fazer efeito, embora sua ação de bloqueio de receptores seja imediata.
EFEITOS COMPORTAMENTAIS
Os antipsicóticos reduzem a atividade motora espontânea e em doses maiores causam catalepsia (impede a pessoa de se movimentar) é paralela aos sintomas extrapiramidais (efeitos adversos), estes se relacionam a inibição de Dopamina nas vias nigroestriatais.
Produzem um
...