Sindrome De Burnout
Monografias: Sindrome De Burnout. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sabrynacosme12 • 30/11/2014 • 599 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO CEDTEC
SABRYNA COSME
SEGURANÇA DO TRABALHO
PSICOLOGIA DO TRABALHO
SÍNDROME DE BURNOUT
SERRA
2014
Síndrome de Burnout
É uma síndrome causada pelo estresse profissional, cuja sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.
Diagnóstico
Há diversos sintomas, que, em fase inicial, até se confundem com a depressão. Por isso, é importante um diagnóstico detalhado. Apesar de os sintomas serem perceptíveis por diversos indivíduos depois de sua instalação completa, o diagnóstico será estabelecido por um psiquiatra, capaz de distinguir as causas destas manifestações entre os diversos transtornos mentais e doenças físicas que poderiam causar sintomas semelhantes.
Estágios de Burnout
1. Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz.
2. Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia.
3. Descaso com as necessidades pessoais. Por exemplo: comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido.
4. Recalque de conflitos: o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas.
5. Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho.
6. Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos. Cinismo e agressão são os sinais mais evidentes.
7. Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização).
8. Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor).
9. Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc);
10. Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante.
11. Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido.
12. Finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica tem que ser prestadas com urgência.
Sintomas
Os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Existem sintomas psicológicos como: dificuldade de
...