Sobre Wilhelm da Guerra Maxime
Tese: Sobre Wilhelm da Guerra Maxime. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danisn • 1/10/2014 • Tese • 667 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
SOBRE WILHELM MAXIMILIAN WUNDT
Wilhelm Maximilian Wundt (Neckarau, 16 de agosto de 1832 — Grobothen, 31 de agosto de 1920) foi um médico, filósofo epsicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner (1801-1889).
Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação de Principles of Physiological Psychology / Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente que seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.
WUNDT NA PSICOLOGIA
Wundt é considerado por muitos estudiosos como o pai da Psicologia. Sem dúvida, a posição de destaque que Wundt ocupa entre os psicólogos e a sua influência internacional, gigantesca, tem sua fundamentação numa série de circunstâncias: Wundt não se limitou a criar em 1879, em Leipzig, o primeiro laboratório destinado à investigação experimental dos fenômenos da consciência, fato que muitos consideraram o marco inicial da Psicologia como ciência independente.
Ele desenvolveu, além disso, um sistema amplo para o nascimento desta nova ciência, pesquisando aspectos que iam desde a Psicologia Experimental Fisiológica até a Psicologia dos Povos, dando origem àquilo que hoje se conhece como Psicologia Social e Comunitária. Essa ampla gama de estudos dentro da Ciência Psicológica demonstrava que Wundt possuía invulgar capacidade e fecundidade para o trabalho.
Fato curioso é que a base teórica da Psicologia pensada por de Wundt vinha da Física. Não é à toa que hoje se fala em termos como campos de tensão dentro da dinâmica dos grupos.
Tal como um físico, ele pretendia encontrar elementos e processos elementares; a partir deles pensava poder construir a alma como um todo. No entanto, também ele próprio, no fundo, não estava absolutamente convencido desta idéia, como demonstra o fato de ter esperado que a Psicologia dos Povos fornecesse de qualquer modo conhecimento para os fenômenos mais complexos da alma humana.
Apesar da grandiosa concepção fundamental, a Psicologia dos Povos de Wundt não levou a quaisquer resultados duradouros precisamente no que se refere à compreensão dos fenômenos mais complexos ou mesmo daqueles que dizem respeito ao desenvolvimento humano. Mesmo porque Wundt não chegou a desenvolver um conceito preciso daquilo que seria essa área da Psicologia, a Psicologia dos Povos.
Enquanto Wundt militava em defesa da Psicologia dos Povos, outros pensadores estudavam os fenômenos de maturação por meio da observação de animais e de crianças, o que daria origem à psicologia do desenvolvimento. Esse sistema de pensamento incide exclusivamente sobre a observação do comportamento animal e humano e dos processos de maturação de tal comportamento. De Francis Galton a Lloyd Morgan, William McDougall, Thorndike, Yerkes e John B. Watson, encontramos uma série de investigações brilhantes que se ocupam das questões da hereditariedade, do comportamento animal, dos instintos e do comportamento infantil.
FORMAÇÃO
Filho de pastores luteranos e Alemães, com aprendizado na área de humanidades ao encargo de um vigário com
...