Stress Gerencial
Artigos Científicos: Stress Gerencial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Miltonsosi • 19/5/2014 • 910 Palavras (4 Páginas) • 994 Visualizações
Stress gerencial (capítulo 10)
Compreendemos com esse estudo demonstrando como o stress gerencial esta afetando no campo gerencial. Esclareceremos o conceito explicando como identificar alguns tipos de stress e mostrar como ele afeta tanto o campo organizacional demonstrando como o stress pode também contribuir de uma forma positiva nas organizações.
O stress é um mal que vem aumentando de forma continua nas décadas como causar desde leves sintomas até a morte, os sintomas podem ter uma relação direta com doenças que estão presentes no nosso cotidiano como: dor de cabeça pressão alta. Ou doenças graves como: Ulceras ataques cardíacos por isso deve ser diagnosticado por um profissional especializado. Os especialistas afirmam que apreensão, conflito, transtornos da vida das pessoas e pressão no trabalho são causas dessa condição que cada vez mais o ser humano esta exposto.
Mas como ele pode influir no campo gerencial?
O ambiente mais favorável a esse tipo de situação é o das organizações, e o gerente é o mais vulnerável por lidar com pessoas de diferentes personalidades de uma forma muito intensa às vezes o contato nem sempre é agradável, o papel do gerente está diretamente relacionado com tomadas de decisões, resolver conflitos, estabelecer harmonia entre personalidades conflitantes.
Gerenciar pessoas é uma tarefa muito difícil exige alto grau de maturidade e equilíbrio pessoal além do profundo conhecimento da natureza humana por isso se um gerente está estressado suas decisões tomadas de maneira errada atingira um maior número de pessoas influindo nos resultados da empresa alem de seu próprio mal estar.
Estresse significa fadiga, cansaço, tensão.
Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados e que satisfaça de modo unânime os pesquisadores, é entendido como um conjunto de reações físicas frente a um estímulo nocivo.
O estresse é uma condição normal na qual o organismo se desvia de um estado normal de repouso, isto é, o estresse não é o agente que atua sobre o organismo, mas o padecimento por ação deste agente.
Apesar de estarmos acostumados em nosso dia-a-dia a associar a palavra "Estresse" somente a situações que tenham conotações negativas, consideramos importante realçar que também são entendidas como :
Estresse Positivo:
O estresse não se processa apenas de maneira nociva ao organismo. Quando aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada, é denominado de stress (estresse positivo). Estresse" reações relacionadas a situações prazerosas e com retorno agradável para o indivíduo. Isto é, nem sempre o agente disparador de um processo de estresse é um acontecimento ruim. Uma paixão, um emprego novo tão desejado, uma aprovação ou uma promoção também podem gerar alterações no equilíbrio interno do organismo.
Estresse Negativo:
Denominado de distress, manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono e diminuição do interesse sexual, além de pensamentos obsessivos. Quando esta situação é intensa e persistente, doenças músculo esqueléticas, mentais (como a depressão), digestivas (como as úlceras gástricas) e cardiovasculares (como o ataque cardíaco) poderão ocorrer conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz.
De onde provém o Stress?
"Estresse", em princípio, não é uma doença. É apenas
...