Surgimento da Psicologia até a Moderna; Marcos da Psicologia; Importância da psicologia para a formação do profissional da área da saúde
Por: patriciacamargo • 7/9/2019 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA é a ciência que estuda o comportamento humano à partir da compreensão da subjetividade do indivíduo, de sua constituição biológica e das relações interpessoais construídas no meio que o circunda.
Nasceu no século XIX, com o Wundt, considerado o pai da Psicologia experimental, onde Psicologia quer dizer, estudo da alma, a sua utilização moderna surgiu no século XIX, quando os filósofos, fisiologistas e médicos aplicaram os métodos científicos para estudar a mente, eles aceitaram que a vida mental inconsciente estava ligada a processos biológicos do corpo.
No final do século XIX, a Psicologia adquiriu uma nova definição: Ciência da vida mental tanto dos seus fenômenos e suas condições; introspecção foi desenvolvida para expor a mente para a investigação científíca; os primeiros laboratórios experimentais de psicologia começaram a aparecer em universidades.
Em 1873 Wundt escreve o primeiro livro de Psicologia, Princípios de Psicologia Fisiológica;
Em 1875 Wundt criou o primeiro laboratório de Psicologia experimental, usando o método científico para estudar ¨sensação e percepção¨, onde acontece também a separação da Psicologia da Fisiologia e Biologia;
Utilizou a introspecção como método para estudar os estados mentais em experiências de laboratórios replicáveis.
Pensamento Psicológico: O homem sempre teve curiosidade de compreender mais sobre si mesmo e intuía a existência de uma explicação para cada comportamento humano.
Ciência Psicológica: um método de investigação que visa avaliar evidências e verificar princípios, dispõe de um corpo de conhecimento consolidado, integrado e coerente, a partir do qual explica e descreve o comportamento humano e os processos mentais (DAVIDOFF, 2004).
O MARCO DA PSICOLOGIA: Enquanto ciência foi a construção do laboratório de pesquisa de Wundt na Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1875 (ANTUNES, 2014). Além de estudar os fenômenos mentais, o pesquisador orientava estudantes oriundos de diversas partes do mundo. Esses alunos, ao voltarem para seus países de origem, disseminaram as ideias de Wundt. O laboratório recebeu o título de Primeiro Centro Internacional de Formação de Psicólogos.
...