AS RAÍZES DA PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: UM FENÔMENO CARACTERISTICAMENTE AMERICANO
Por: Débora Ferreira • 26/10/2018 • Resenha • 635 Palavras (3 Páginas) • 627 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE DIVINÓPOLIS[pic 1]
DÉBORA SANTOS FERREIRA
AS RAÍZES DA PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: UM FENÔMENO CARACTERISTICAMENTE AMERICANO
DIVINÓPOLIS
2018
DÉBORA SANTOS FERREIRA
AS RAÍZES DA PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA: UM FENÔMENO CARACTERISTICAMENTE AMERICANO
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis, como requisito de avaliação parcial na disciplina Psicologia Social I.
Prof.: Leonel Cardoso.
DIVINÓPOLIS
2018
O presente capítulo tem como objetivo delinear o surgimento da Psicologia Social no contexto da Segunda Guerra Mundial. Enfatizado por várias vezes no texto, a Psicologia Social tem suas raízes em solo europeu e suas flores nos Estados Unidos. O contexto das guerras mundiais, principalmente a segunda foi um período de grande importância para o estudo em relação aos comportamentos das massas e na compreensão do comportamento dos soldados advindos desse período de conflitos. Outra questão que deve ser ressaltada para o florescimento da Psicologia Social nos Estados Unidos é o fato de que vários cientistas e estudiosos no contexto da Segunda Guerra Mundial migraram para os Estados Unidos com o objetivo de se protegerem das perseguições oriundas do nazismo disseminado por Hitler.
O contexto pós-guerra impulsionou a criação de diversos grupos de estudos o que fez emergir a Psicologia Social Moderna também a disseminando em outros territórios como a América Latina. É possível caracterizar a Psicologia Social moderna com uma vertente cognitiva trazida pelos estudiosos europeus embasados pela Gestalt. No entanto, ao chegarem aos Estados Unidos depararam-se com os estudos sobre o Behaviorismo, vertente já estabelecida em território americano. Nesse sentindo, percebe-se que a Psicologia Social nasce diante de conflitos coletivos, em relação ao comportamento das massas e a sua origem é tida em um contexto social/psicológico. Já o seu florescimento (nos Estados Unidos), é tido por um viés mais científico, considerando que a vertente psicológica em solo americano era o Behaviorismo sendo ele considerado positivista, passível de observação e mensuração.
Para que possamos compreender o surgimento da Psicologia Social, é preciso compreender o seu passado. As raízes da Psicologia Social são muito distintas ao modo como a mesma se floresceu nos Estados Unidos, diferenciando-se socialmente e psicologicamente. Os estudiosos aos se depararem com o positivismo americano viram-se diante de uma vertente individualista em oposição à abordagem mentalista europeia. Apesar das inúmeras diferenças entre as raízes e o florescimento da Psicologia Social, é possível apontarmos também semelhanças. Os Estados Unidos foram responsáveis no período pós-guerra no auxílio para a reconstrução de inúmeras universidades na Alemanha e no Japão que haviam sido devastadas. Tal auxílio contribui também para que os psicólogos europeus que trabalhavam de maneira individual e isolada pudessem realizar seus trabalhos junto a outros psicólogos.
...