T PSICOTICO
Por: mariasori • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
De acordo com o código F23 do CID-10 (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS DOENÇAS ) , o Transtorno psicótico é um quadro psicopatológico clássico, é caracterizado pela quebra do processo habitual de referenciação , é reconhecido como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade" . É um conjunto de fenômenos psicóticos que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de substancias psicoativas . Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações e delírios desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranoide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, e insônia severa. Tais fenômeno é frequentemente acompanhado de uma carência de visão crítica ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do comportamento.
A palavra delírio provem do latim delirare e quer significar “fora do sulco” , em uma alusão ao sulco que se realiza no campo ao ara-lo. Tal conotação aplicada ao pensamento humano, indica o pensar fora do curso normal, fora do curso traçado por principio diretor, o que resulta em um pensamento mórbido, sem direção, desde há muito tempo considerado como o equivalente de doença em um sentido muito amplo conforme Goas(1966, citado por Francisco Martins e outros no artigo A referencia e o Pensamento Psicotico, 1999) http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/PRC/VOL12N2/18.PDF.Delirio é uma ideia distorcida da realidade , mas cujo o sujeito tem profunda convicção sobre a ideia.
Alucinação é uma percepção sem nenhum estimulo, são alterações da senso percepção , está ligada aos sentidos, o individuo na maioria dos casos ouve vozes ,e na minoria dos casos sente cheiros , gostos , etc. Para Goas(1966,citado por Marcio Amaral no artigo Alucinações : a origem e o fim de um falso paradoxo" http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v56n4/a10v56n4.pdf, a definição é um tanto quanto contraditória : “Dizemos que é inexata e até mesmo contraditória (a definição) . Ja que uma percepção pressupõe sempre a presença de um objeto capaz de afetar os sentidos."
...