TCC - No Tratamento Do POC
Monografias: TCC - No Tratamento Do POC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arlp • 31/10/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 605 Visualizações
TCC na POC -> ansiedade
Tratamento:
Na maioria da vezes, e dependendo da POC, o tratamento é realizado de 10 a 15 sessões. Contudo o nº de sessões deverá ter em conta o diagnóstico, a ausência ou presença de comorbilidade e os pontos fortes do paciente.
Etapas
Avaliar o paciente - através da entrevista
Psicoeducação - o que é a POC, o que são obsessões/compulsões/evitações; impacto na vida pessoal e familiar; tipo de modelo utilizado; eficácia da TCC; funcionamento das sessões; expectativas por parte do paciente e instaurar expectativas positivas de mudança e confiança.
Identificar e classificar hierarquicamente os sintomas
Sessões de terapia – as primeiras são para avaliar o paciente, fazer a psicoeducação, lista de sintomas, inicio dos exercicios de exposição e prevenção de resposta.
Técnicas Comportamentais
Exposição – através do contacto directo ou por imaginação, o paciente é confrontado, repetidamente, com a situação que evita. O principal efeito é o rápido aumento da ansiedade, que inicialmente está no pico e vai diminuindo até desaparecer por completo como consequência dos exercícios realizados.
Deverá ser feita uma hierarquia para a dessensibilização, para tal deverá esta deverá ser específica, classificar as etapas por grau de dificuldade ou quantidade de ansiedade esperada, devrá ter várias etapas com vários graus de dificuldade.
Na Exposição Imaginária são utilizadas imagens mentais e de forma gradual, também são utilizados gatilhos para ajudar o paciente a vivenciar os estímulos relacionados à ansiedade de maneira a ser o mais vivido possivel. Este tipo de exposição é muito útil na perturbação de stress pós-traumático assim como na POC. Pode-se utilizar pensamentos obsessivos e depois acalmá-los através do relaxamento e distração.
Na Exposição ao Vivo é utilizada a confrontação com o estímulo que suscita medo. A presença do terapeuta neste tipo de exposição tem a vantagem de modelar técnicas de controlo de ansiedade, encorajar o paciente, fornecer psicoeducação quando necessário, modificar cognições catastróficas, dar feedback construtivo; por outro lado tem a desvantagem de fazer com que a situação ameaçadora pareça segura, reduzindo os níveis de ansiedade. É necessário trabalhar com o paciente fora das sessões quando este não está acompanhado, para se puder concluir o processo de exposição.
Por norma as realizações da exposição ao vivo são feitas como tarefas de casa, o que terá de ser feito hierarquicamente e gradualmente, em que o paciente avalie o seu grau de ansiedade antes e depois da situação. Após isto é necessário que o paciente reavalie a tarefa, se a situação tiver sido menos ameaçadora fazer com que este opine sobre esforços futuros para enfrentar a ansiedade, se a situação foi mais dificil do que o previsto, a próxima tarefa terá de ser mais fácil de realizar.
Prevenção de resposta – é a abstenção do comportamento que visa aliviar medo ou desconforto associado às obsessões.
Reforço
...