TEORIA DE JEAN PIAGET
Por: Natália Abrahão • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 532 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Graduação a Distância Biologia Licenciatura
NATÁLIA MARQUES MARIANI ABRAHÃO
TEORIA DE JEAN PIAGET
SANTO ANTÔNIO DA ALEGRIA
2017
- INTRODUÇÃO
Jean Piaget desenvolveu estudos psicogenéticos objetivando compreender como o ser humano conhece o mundo. Suas pesquisas iniciais foram em biologia, porém suas preocupações com o conhecimento levaram-no direto para psicologia, através de pesquisas nesta área construiu sua teoria do desenvolvimento cognitivo (VIOTTO FILHO, acessado em 15/04/2017).
A teoria piagetiana preocupa-se em compreender o gênese e a evolução do conhecimento humano, com isso, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo (VIOTTO FILHO, acessado em 15/04/2017).
Para Piaget, os indivíduos constroem seu próprio conhecimento, sendo a aprendizagem um processo construtivo, por essa razão, sua teoria ficou conhecida como teoria da epistemologia genética (CAMPOS, 2013, pg 167).
Através deste trabalho iremos conhecer a teoria de Piaget.
- DESENVOLVIMENTO
A teoria de Piaget apresenta alguns princípios que são fundamentais ao entendimento um indivíduo organiza e modifica o seu pensamento. Para organizar implica em combinar, ordenar, recombinar e reordenar pensamentos e comportamentos em estruturas coerentes, e, estas estruturas foram denominadas de esquemas. Através destes esquemas o indivíduo consegue representar mentalmente tudo o que acontece em sua volta, por isso os esquemas podem variar dos mais simples para o mais complexo (CAMPOS, 2013, pg 169).
Em relação ao desenvolvimento intelectual, Piaget partiu da ideia que os atos biológicos são adaptáveis ao meio físico e ambiental, sempre procurando manter o equilíbrio (CAMPOS, 2013, pg 169).
De acordo CAMPOS (2013) se na organização dos pensamentos temos os esquemas, na adaptação teremos a assimilação e a acomodação em busca do equilíbrio:
- Assimilação: se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado a partir de experiências anteriores para compreender um novo conflito.
- Acomodação: o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação.
Pode se dizer a adaptação se refere a busca de equilíbrio entre o processo de assimilação e acomodação de modo a alcançar a estabilidade do pensamento(CAMPOS, 2013, pg 171).
De acordo com CAMPOS (2013)a maneira de pensar e agir de cada pessoa, está classificada e descrita em quatro estágios:
- Sensório motor (0-2anos): começa a fazer uso de imitação, memória e pensamento;
- Pré-operatório (2-7anos): começa a utilizar a linguagem e a capacidade de pensar de forma simbólica.
- Operacional Concreto (7-11anos): capaz de resolver problemas concretos de maneira lógica compreende as leis de conservação, capaz de classificar e seriar.
...