TRABALHO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA “Cruzadas” e “A Construção do ‘eu’ na modernidade”
Por: Thainá Frazão • 31/3/2016 • Projeto de pesquisa • 947 Palavras (4 Páginas) • 763 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
TRABALHO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
“Cruzadas” e “A Construção do ‘eu’ na modernidade”
UNIP/ 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
TRABALHO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Ana Caroline Pires de Oliveira
Carla Beatriz
Gabriela Alves Souza
Mayara Macedo Cuomo Fonseca
Thainá Gabriela F. B. Franco
UNIVERSIDADE PAULISTA
TRABALHO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Trabalho de orientação apresentado por Ana Caroline, Carla Beatriz, Gabriela Alves, Mayara Cuomo e Thainá Gabriela à Universidade Paulista, como um dos requisitos para conclusão da disciplina de História da Psicologia.
Orientador:
Prof. Henrique Angelo
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivos fazermos comparações criticas entre o filme a “Cruzada” e o livro “ A construção do eu na modernidade” de SANTI.
O filme conta a historia de um ferreiro chamado Balian, logo no inicio podemos relacionar algumas cenas que também são demonstradas no livro de SANTI: sua esposa estaria condenada ao inferno por ter cometido suicídio (considerado bruxaria naquele tempo) e como tradição da época a mesma teve a cabeça cortada.
Ainda não conformado com a morte de sua esposa o ferreiro é visitado por um cavaleiro chamado Godfrey (Barão de Ibelin), que se apresenta como seu pai e o convida seguir viajem com ele para a Terra Santa onde supostamente seria a cidade daqueles que buscam ser absolvidos de seus pecados, Balian decide ir. Como podemos encontrar no livro, Deus antes do mundo como “criador” e depois dele como “juiz”.
Ao decorrer do filme podemos repara que Balian se depara com diversas culturas diferentes, que faz com que o personagem entre em conflito, sem saber quais costumes ou tradições eram realmente corretos, desde modo o ferreiro se rebela contra a igreja que antes seguia rigorosamente, uma guerra é desencadeada pela disputa entre cristãos e muçulmanos pela posse de Jerusalém e a atuação de nosso herói é decisiva para reestabelecimento de uma trégua provisória.
Palavras chaves : Idade Media, Cruzada, Balian, Modernidade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………..00
2. CENA UM ...…………………………………………………………………………00
3. CENA DOIS ………………………………………………………………………....00
4. CENA TRÊS …………………………………………………………………………00
5. CONCLUSÃO ……………………………………………………………………….00
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………..00
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa encontrar subsidios que nos ajudem a entender como surgiram as bases da psicologia na sociedade – de onde surge a necessidade de um individuo cuja ocupação seja ajudar os demais a “Conhecerem-se a si mesmos”, entender seus conflitos, angustias e encontrar dentro de si o sentido de suas vidas e da sociedade em que vivemos
O estudo da obra de Pedro LR Santi nos dá uma visão bastante ampla da ruptura que houve
...