TRABALHO DE OBSERVAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Dissertações: TRABALHO DE OBSERVAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maraftil • 30/9/2014 • 4.097 Palavras (17 Páginas) • 1.557 Visualizações
– 2014.1 –
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
CRIANÇA E ADOLESCENTE
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO
PROFESSORA MS MARCIA DILBURT VAISBIH
CAMPUS : OSASCO
TURMA: 3ª SÉRIE PERÍODO _______________________
RA DO ALUNO NOME DO ALUNO EM ORDEM ALFABÉTICA
Apresentação e Instruções
O presente trabalho tem por finalidade desenvolver no aluno o olhar crítico e profissional a respeito das várias fases que a criança vivencia, abrangendo períodos diversos, numa seqüência linear de observação, a partir dos 12 meses, 18 meses, 2 anos, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, 9 e 10 e 11 e 12 anos de idade. Tal acompanhamento permitirá ao educando colher informações quanto às aquisições psicomotoras, intelectuais, sociais e atividades de vida diária das crianças observadas em cada idade acima relacionada, proporcionando a obtenção de ampla bagagem de conhecimentos pelo contato prático de observação alicerçado às bases teóricas que a Disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Criança e adolescente oferece.
Os períodos de observação prática estão divididos em dez momentos de vida das crianças, que vai dos 12 meses até aos 12 anos (Para isto, cada turma deverá ser dividida em 10 grupos) completando assim, o enfoque prático da disciplina, tendo em vista, o compartilhamento de experiências, em que pese a troca de informações e o amadurecimento da vivência teórica e prática destes, visando a construção de resultados otimizados por uma colaboração conjugada a aprendizagem, via observação experimental.
Sugerimos ainda, que os roteiros a seguir sejam acompanhados de relatórios e anexos pertinentes a cada fase distinta, com descrições referentes às aquisições que as crianças apresentarem, fazendo uso, se necessário, de gravações em áudio e/ou vídeo, fotos ou outras formas de registro, se tiver o consentimento do responsável pela criança observada. No final, as considerações pessoais do grupo quanto às suas impressões positivas e/ou negativas acerca do desenvolvimento prático das tarefas.
O aluno deverá procurar as crianças para as observações do modo que mais lhe prover, seja em seu próprio ambiente familiar, amigos, conhecidos etc., desde que observada a mais séria conduta ética. Este trabalho será utilizado para um levantamento de hipóteses sobre as diferenças entre crianças da mesma faixa etária, mediante conteúdos e teorias estudadas durante o curso.
Quanto ao desenvolvimento do trabalho e prazo de entrega e demais informações, esteja atento às instruções que seu professor oportunamente dará durante as aulas em classe.
Bom Trabalho!
CRIANÇA DE 12 MESES
AQUISIÇÕES PSICOMOTORAS
1. Sentado, gira ou se torce para todos os lados;
2. Engatinha com movimentos alternados. Usa as mãos e a sola dos pés;
3. Permanece de pé sem apoio, durante algum tempo;
4. De pé, anda, sem direção certa, necessitando da assistência do adulto ou apoiando-se nos objetos grandes; Para andar, necessita ser sustentado por uma das mãos;
5. Ensaia sozinho, os primeiros passos;
6. Anda tropegamente, elevando os braços para se equilibrar; e quando sente que vai perder o equilíbrio, cai para trás, sentando-se;
7. Demonstra preferência por uma das mãos, para pegar objetos;
8. Preensão em pinça – superior perfeita;
9. Enfileira cubos;
10. Coloca blocos numa caixa e os retira;
11. Tira o chapéu da cabeça;
12. Rola a bola com movimentos imitativos aos do adulto;
13. Segura um brinquedo pelo barbante.
AQUISIÇÕES INTELECTUAIS
1. Ri e grita;
2. Usa duas ou três palavras além de mamã e dá-dá;
3. Emprega somente substantivos e usa a palavra-frase;
4. Discrimina sons graves;
5. Escuta as palavras com mais atenção;
6. Executa ordens simples, dadas numa linguagem formal: “venha cá”, “até logo”;
7. Estende o braço e entrega objetos em resposta a ordem: “dê-me isto”;
8. Responde as palavras inibitórias: “pare”, “não faça”, “acabou”;
9. Identifica uma variedade de palavras que exprimem ações (abrir, fechar, sentar, ficar de pé);
10. Expressa sentimentos de: medo, afeto, ciúme, ansiedade e simpatia;
11. É capaz de associar sons a comportamentos adquiridos (é capaz de soprar a corneta, quando ouve a corneta e bater no tambor ao ouvir o som de um tambor).
AQUISIÇÕES SOCIAIS
1. Procura participar do grupo familiar;
2. Tenta apossar-se do brinquedo de outra criança;
3. Reage
...