TRABALHO DE PSICOLOGIA
Monografias: TRABALHO DE PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmlnogueira • 25/11/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
COMO UMA SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENTES
Uma das formas de avaliar a qualidade da educação em nosso país e podermos usufruir de maneira igualitaria é o ENEM, conforme vimos na entrevista, muitas escolas técnicas públicas preparam os estudantes tantopara o mercado de trabalho como para um bom vestibular, isto ocorre devido a preparação que estes estudantes fazem por meio de muita dedicação, pesquisas, informações e dedicações extras de estudos para conseguirem ingressar nestas escolas técnicas, visando com isto um dos primeiros passos para a universidade, embora tenhamos ainda que destacar que muitos desses jovens são de escolas particulares, que cientes das necessidades atuais preparam seus alunos com foco no ingressos de boas escolas técnicas e para os vestibulares, tornando-se cada vez mais competitivas entre si, para conseguirem ganhar a melhor “fatia” do mercado, tratando-se no que diz respeito a educação .
[...] com o desaparecimento dos interesses comuns a todos os membros iguais de um grupo e sua substituição por interesses distintos, pouco a pouco antagônicos, o processo educativo, que até então era único, sofreu uma partição: a desigualdade econômica entre os “organizadores” – cada vez mais exploradores – e os “executores” – cada vez mais explorados – trouxe, necessariamente, a desigualdade das educações respectivas (PONCE, 1986, p. 25).
Entretanto, se compararmos a educação desde sua construção histórica, perceberemos que mesmo nos dias de hoje com todas essas tecnologias que já são empregadas na educação, ainda existe locais onde a educação é muito precária. As oportunidades que nos são dadas são nos fornecidas conforme as necessidades de nossos governantes ,ou seja o homem é sujeito em meio a relações dialéticas e históricas, as quais envolvem questões políticas, econômicas, sociais e culturais.
Como nos ensina Leontiev (1978), o homem é um ser de natureza social e tudo o que tem de humano nele é resultado da sua vida em sociedade, no seio da cultura criada pela humanidade.
O autor mostra ainda que com o progresso da humanidade, acumula-se a prática sócio-histórica, possibilitando o crescimento do papel específico da educação, tornando a tarefa desta cada vez mais complexa “[...] esta relação entre o progresso histórico e o progresso da educação é tão estreita que se pode, sem risco de errar, julgar o nível geral do desenvolvimento histórico da sociedade pelo nível de desenvolvimento do seu sistema inversamente” (LEONTIEV, 1978, p. 273).
Percebemos, ainda, que independente da pedagogia “escolhida”, a hegemonia da classe dominante é mantida. Conforme Manacorda (2002, p. 352), “[...] sempre encontramos a transferência, de um povo ou grupo de povos para outros povos, de uma experiência histórica que foi transformada em um modelo pré-constituído [...]”. Com isso, os países periféricos sofrem influências diversas da escola, nova escola da palavra , sem haver a preocupação do desenvolvimento de uma educação crítica. Partindo da afirmação de Frigotto (1996, p. 44), que “[...] A escola é uma instituição social que mediante suas práticas no campo do conhecimento, valores, atitudes e mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros [...]”. Aludimos que, mesmo antes do capitalismo ser estabelecido como modo de produção a pedagogia educacional mantinha as classes populares afastadas da ciência. Atualmente, com a completa hegemonia capitalista, a educação é utilizada para a obtenção de pseudos investimentos, os quais podem ser considerados puramente como empréstimos que mantém a subordinação.
A escola num mundo globalizado, que invade a sociedade em geral, requer, sobretudo, analisar esse novo perfil de educador para a nova geração de aluno que aí está em uma era de comunicação e informação, na qual
...