TRABALHO PSICOPEDAGOGIA
Por: Miriame Lais • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
- O que você entendeu por avaliação psicopedagógica?
É o trabalho realizado pelo psicopedagogo em parceria com a escola e a família, onde o profissional avalia o contexto das dificuldades de aprendizagem do aluno, como se dá o processo de aprendizagem e identifica o que poderia ser feito para que esse processo seja bem sucedido. Muitas vezes a dificuldade de aprendizagem tem origem emocional e precisa da colaboração da família para que o problema seja sanado. O grande problema dessa tarefa é a falta de adesão dessas famílias, pois geralmente a escola adere e participa das mudanças indicadas pelo psicopedagogo.
- Como você diferencia a atuação do psicólogo e do psicopedagogo?
A Psicopedagogia explora o processo de aprendizagem do indivíduo, e todas as dificuldades que podem surgir durante o mesmo, levando em consideração a subjetividade do sujeito e possíveis problemas emocionais que possam influenciar e prejudicar seu aprendizado. Estuda patologias relacionadas a esse processo e busca maneiras de solucionar problemas psicopedagógicos contando com a parceria da família, escola e comunidade.
A Psicologia, por outro lado, abrange toda a subjetividade da pessoa, dependendo da abordagem, pode procurar entender as origens dos problemas ou condicionar comportamentos considerados inadequados.
- Qual exemplo você usaria para explicar a dislexia?
A dislexia é muito comum e não é difícil de identificar. Na escola que eu fazia estágio no ano passado, acompanhei uma aluna que foi diagnosticada com dislexia pela psicopedagoga da escola. Na época, a Rosângela, psicopedagoga responsável disse que percebeu que a aluna X era uma criança muito criativa e inteligente, participava bastante das aulas, porém tinha sérios problemas com leitura e escrita. Muitas vezes ela tinha que ler repetidas vezes um texto simples de poucas linhas para compreendê-lo. Mas foi quando ela deu atividades de escrita que teve certeza sobre a patologia, pois a aluna trocava as letras que tinham a grafia similar, como “b-d, d-p, b-q, d-b, etc..”. Quando a psicopedagoga percebeu essa confusão com as letras, começou a fazer uma bateria de testes, com leitura e escrita mesmo e logo conversou com os pais para que juntos eles pudessem estimulá-la para que essa dificuldade não a deixasse para trás perante seus coleguinhas. Ao final do meu estágio, a aluna ainda apresentava dificuldade, porém era uma das melhores alunas da sala.
- Quais os fundamentos da psicopedagogia?
Segundo o trecho do material passado em aula: “A Psicopedagogia é uma nova área de atuação profissional que busca uma identidade, e que requer uma formação de nível interdisciplinar, o que já é sugerido no próprio termo Psicopedagogia” (Bossa, 1995, p.31). Isso significa que a Psicopedagogia é uma área de atuação que envolve várias outras, principalmente a psicologia e a pedagogia, mas que foi construída principalmente por teorias como a lingüística, pedagogia, neuropsicologia, psicanálise, psicologia e genética. Ela estuda principalmente o processo de aprendizagem, porém pode ser aplicada em empresas, hospitais e até mesmo intervenções psicoterapêuticas com crianças, jovens e adultos.
...