TRABALHO PSICOPEDAGOGIA
Por: lorena.souz • 6/2/2021 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Resenha Crítica de Caso
Lorena Souza da Silva
Trabalho da disciplina Psicologia da Educação
Tutor: Prof. Flaviany Ribeiro da Silva
São João de Meriti
2020
TEORIAS PSICOLÓGICAS E O TRABALHO DO PROFESSOR: ANÁLISE EM PERIÒDICOS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Referência: FACCI, Marilda; SILVA, Larissa; SILVA, Rosane. Teorias Psicológicas e o Trabalho do Professor: Análise em Periódicos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Políticas e Práticas de Formação de Professores, v. 14 n. 27 (2008). Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2507. Acesso em: 21/09/2020.
A presente resenha destaca a formação e o trabalho dos professores e a busca por novos conhecimentos no corpo docente, o quão importante é a apropriação de conhecimentos científicos no processo de humanização. Novas funções são assumidas nas atividades escolares, sob a ótica pedagógica e a partir das instancias político-sociais. Perpassando por vários autores que abordam o assunto fora realizada uma pesquisa bibliográfica.
Facci (2004) ressalta que as Teorias do Professor Reflexivo, a Pedagogia das Competências, assim como o Construtivismo têm orientado o desenvolvimento da formação e trabalho docente. A concepção do professor reflexivo, que ressalta a demonstração da prática como fonte de conhecimento por intermédio da reflexão e experimentação. O que se recomenda, então, é a proposição de situações de investigação que permitam a reflexão por parte dos professores no que diz respeito o exercício pedagógico. A Pedagogia do Professor Reflexivo, no que se relaciona à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem, tem se originado, geralmente, na Epistemologia Genética de Jean Piaget.
A Pedagogia das Competências, outra inclinação pedagógica, compreende que a parte mais importante deve ser a prática profissional do professor, desenvolvida pela obtenção de competências, superando a dicotomia teoria-prática. A escola, nesse processo de humanização, faz a intercessão entre os conteúdos historicamente produzidos pela humanidade e o aluno, procurando maneiras para que essas experiências sejam apropriadas pelos indivíduos, cooperando para a formação de novas gerações.
Para desenvolver este estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em alguns periódicos de psicologia e educação, de 2002 a 2006. Apenas alguns autores discorrem de forma clara sobre a concepção teórica que baseia a compreensão do exercício profissional do professor. É possível constatar uma versatilidade em relação aos fundamentos filosóficos que conduzem as várias teorias da Psicologia, propiciando um desleixo com fundamentos teóricos consistentes.
...