TRANSTORNOS DE ALIMENTAÇÃO "COMIDA"
Por: matiasnadia • 4/2/2019 • Resenha • 2.377 Palavras (10 Páginas) • 148 Visualizações
TRANSTORNOS DE ALIMENTAÇÃO
"COMIDA"
autoria/Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto
grupo musical: TITÃS
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer ...
- Introdução
História da alimentação
O alimento é uma necessidade básica, desde os primórdios, os homens e seus descendentes estabeleceram uma relação com a comida e esta ocorreu de maneira peculiar. Na idade paleolítica, o homem vivia e praticava a caça para sobreviver mas quando começou a cultivar o solo(agricultura) tornou-se mais sociável pois os integrantes ficavam mais próximos dos locais de armazenamento dos alimentos, porém naquela época, não haviam formas de conservar as grandes caças e portanto tornou-se necessário o compartilhamento do alimento com outros, dando a idéia de compartilhamento e hospitalidade e surgindo assim as comunidades. Esse foi um marco evolutivo da humanidade.
Assim sendo o início da civilização se relaciona com os alimentos e seus rituais. A principio a busca por alimento nos tornou semelhantes a outros animais com uma ressalva, o humano tem a necessidade de satisfazer a sensação de comer/ prazer e os animais comem até se saciarem, assim sendo , depois do preparo do alimento e o prazer advindo do comer dá-se início ao ritual da alimentação, chamado de refeição (FRANCO, 1995 p. 16-17).
O alimento sempre esteve associado a festividades e a integração das pessoas fortalecendo a solidariedade e os laços de afetividade entre os membros de um grupo, contudo esse costume também se apresenta em rituais religiosos e determinam a cultura de um povo e sua origem, há os rituais de casamento e morte, exemplo mural do antigo Egito , as tradições da cultura oriental e outros ... Na mitologia e simbolismos antigos, temos a idéia de aproximação do homem com suas divindades e o uso do trigo e da cerveja pelos antigos Egípcios nos remetem aos rituais de proteção e prosperidade e na Grécia antiga temos o início da idéia de culinária e gastronomia (FRANCO, 1995 p. 18-29).
Durante os séculos até a Idade Média, houve um aperfeiçoamento lento dos modos de produção de alimentos, o comercio entre os continentes fez disseminar o uso de diferentes tipos de alimentos exemplo: à introdução de plantas e especiarias/ condimentos de diversas áreas. Em tempos modernos quando se fala em alimentação não temos como não pensar no contraditório da alimentação, que é a fome. A distribuição de alimentos no mundo é desigual ao mesmo tempo em que países desenvolvidos tem oferta excessiva de alimentos com consumo nem sempre adequado do ponto de vista da nutrição, o oposto ocorre nos países em fase de desenvolvimento que convivem com uma escassez de alimento e por consequência tem que lidar com a fome e a desnutrição. Hoje nos relacionamos com os alimentos e sua obtenção de maneira desigual e isso se tornou um problema de saúde pública porque o excesso ou a falta dele podem gerar doença/transtornos, tendo como ponto de vista o aspecto fisiológico/biológico/social e psicológico. (ABREU, VIANA ET AL, 2001 P.4-5).
A forma como cada um vive, seus hábitos, sua cultura têm sido influenciados por convicções e culturas trazidos pela globalização, e a consequência se traduz em hábitos alimentares não saudáveis e para que tal fato não ocorra é necessário que se compreendam os ambientes e se analise a forma como os indivíduos se alimentam, de forma individual, coletiva e até mesmo mundial. (ABREU, VIANA ET AL, 2001).
- O que é transtorno de alimentação
Inicialmente vamos diferenciar fome de apetite, onde fome é caracterizado como carência biológica de alimentos que se manifesta por ciclos regulares e apetite está mais ligado a um estado mental sendo mais correlacionado a aspectos psicológicos do que ao fisiológico, assim sendo, uma conduta alimentar tida como normal são impulsionadas pelas sensações básicas como fome, sede e saciedade e estas são controladas e monitoradas pelo sistema nervoso central dentro da região do hipotálamo e demais órgãos/estruturas límbicas e corticais. Apesar de uma aparente banalidade na vida cotidiana dos indivíduos, o comportamento alimentar é um fenômeno dos mais complexos e está baseado em três dimensões distintas que são: fisiológica-nutritiva, psicodinâmica-afetiva e das relações. . (DALGALARRONDO, 2008 p.339)
- ANOREXIA NERVOSA
o que é , quais são as causas/sintomas, diagnóstico e tratamento.
É um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, onde a restrição alimentar se dá por vômitos ou purgação auto induzidos, uso de medicação /diuréticos que causam alterações endócrinas e metabólicas e pode ser caracterizada pela perda de peso auto induzida e por baixo peso corporal que geralmente é mantido em pelo menos 15% abaixo do esperado.É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos , fisiológicos e sociais. (DALGALARRONDO, 2008 p.340)
a anorexia nervosa pode ser considerada como moderada, severa ou crítica a depender do IMC, quando ocorre restrição alimentar mais acentuada e as calorias não são ingeridas causando desequilíbrios, associada a prática excessiva e rigorosa de exercícios físicos , ao uso de medicação diurética e o provocar de vômitos são sinais claros do transtorno, porém os primeiros sintomas podem passar desapercebidos pois a distorção de auto imagem, e o medo terrível de ganhar peso e se tornar obeso, são geralmente coisas tida como normais em adolescentes , e como esse transtorno costuma aparecer na infância/adolescência e juventude ou após os 20a 40 anos, há uma dificuldade em verificar sua ocorrência. Outros fatores podem ser considerados como fatores de risco para o desenvolvimento da anorexia tais como: eventos traumáticos, rejeição familiar ou ainda abuso físico e/ou sexual. ( Breda,2000 e Carvalho, 2009)
...