Tempos Modernos
Pesquisas Acadêmicas: Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hg1988 • 19/3/2015 • 436 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Filme Tempos Modernos
A Revolução Industrial foi uma grande mudança nas indústrias no século XX, onde tudo era realizado em grande quantidade e em menos tempo. Essa mudança é retratada no filme Tempos Modernos, filme protagonizado por Charles Chaplin, que interpreta o cômico Vagabundo.
Nesse filme ele mostra como é a vida cotidiana de funcionários de uma fábrica. O operário tem a função de apertar parafusos o dia inteiro. Com a pressão do
chefe em fazer tudo mais rápido e aumentar a velocidade da esteira onde ele aperta os parafusos, eles ainda inventam uma máquina de alimentação, onde reduziria o tempo de refeição dos funcionários e visava mais tempo de produção, mas acaba dando tudo errado. Com isso tudo, ele enlouquece e acaba indo parar no hospício.
Esse trecho mostra como a Revolução Industrial afetou na vida dos trabalhadores, que saiam cedo de casa e só voltavam à tardinha, por conta de muito trabalho impostos pelos patrões que queriam enriquecer a qualquer custo.
Charles também retrata como a Revolução acabou gerando desemprego, onde a máquina substitui o homem causando revolta nos trabalhadores.
Ao sair do hospício é confundido com protestantes que protestam por melhorias e seus direitos trabalhistas, por conta disso acaba indo preso. Percebendo que na cadeia ele encontra comida e moradia, coisa que na época era difícil, o operário prefere ficar preso ao invés de se render as condições de trabalho. Mas, contudo é solto e sai à procura de emprego.
Podemos perceber no filme a teoria de Frederick Taylor, engenheiro norte-americano, que tinha como visão
selecionar os trabalhadores para suas devidas funções, fazendo render mais o trabalho. Isso é mostrado no filme, quando o operário sai à procura de empregos que nunca havia feito antes, como vigia noturno de uma loja e garçom de um restaurante. Por conta disso só arranjava confusão e acabava sendo demitido.
Charles também faz uma critica sobre a teoria de Taylor, que dizia que o homem era associado à máquina, com isso, em certo momento, o operário acaba indo parar nas engrenagens da máquina.
Percebemos também a teoria de Henri Fayol, engenheiro de minas francês, que via a remuneração pelo trabalho como forma de melhor desempenho por parte do trabalhador. Vemos isso quando o operário faz uma pequena apresentação cantando em um restaurante, visando remuneração pelo seu desfecho.
Hoje em dia se vê muito sobre a teoria de Taylor e também de Fayol, pois os dois visavam na qualificação do funcionário e que cada um trabalharia onde mais se adequasse. Fayol visava melhores condições de trabalho, melhor remuneração para os trabalhadores. Visava também na responsabilidade do funcionário e do chefe de saber dar ordens e fazer obedecer.
...