Teoria De Campo
Pesquisas Acadêmicas: Teoria De Campo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tanise • 9/1/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 617 Visualizações
Teoria de Campo
De acordo com Lewin a Teoria de Campo caracteriza-se como um método de análise das relações casuais, bem como a criação de construções científicas.
Garcia-Rosa explica que não significa analisar isoladamente os elementos de um acontecimento, nem dar ênfase a qualquer acontecimento, como se fosse um fato resultante de outros fatores.
A Teoria de Campo é caracterizada pelo(a):
a) Uso de um método de construção e não de classificação;
b) Interesse pelos aspectos dinâmicos dos acontecimentos;
c) Perspectiva psicológica e não física;
d) Analise que começa com a situação como um todo;
e) Distinção entre problemas sistemáticos e históricos;
f) Representação matemática do campo.
1. Construção teórica
A simples observação dos fatos não contempla um procedimento cientifico e sim a causa e condições destes. A ciência parte dos problemas e não de observações descreve Garcia-Rosa.
A teoria fornece as condições para analisar suas interrelações causais, e é a partir desta perspectiva teórica que o fato passa a ter valor científico. O autor ressalta ainda que a opinião deve ser desconstruída inicialmente, já que esta bloqueia a construção lógica, baseada em conceitos claros.
2. Conceitos intervenientes
Assim como na física, onde os conceitos “força, energia e gravidade” são fatos que não podem ser diretamente observados, em psicologia, os conceitos “libido, superego, gestalt, necessidade, associação e etc” também não os são, porém representam relação direta aos fatos observáveis e por serem abstratos, não teriam nenhum sentido sem uma teoria.
A finalidade de formalizar conceitos é evitar uma multiplicidade de interpretações ou definições vagas sobre estes termos abstratos. De qualquer forma, Lewin não elimina o uso de qualquer outro conceito mais rico, já que o principal objetivo é a construção crítica a partir da relação entre a lógica e os dados empíricos.
Ainda assim, o comportamento humano varia de acordo com o estado da pessoa e seu meio, os quais são mutuamente dependentes. Logo, as diferenças individuais e os conceitos devem ser analisados de forma interdependente.
3. Matematização
Para Lewin, abordagens qualitativas e quantitativas não são opostas e sim complementares. Há uma contratição a respeito da matematização apenas dizer respeito à quantidade e não à qualidade, porém números também expressam aspectos qualitativos.
“Apesar do entusiasmo de Lewin pelo trabalho de construção teórica em psicologia, ele se precavê contra a possibilidade desta se transformar num formalismo rígido, capaz de dificultar o trabalho criador.” (GARCIA-ROSA,1974, p. 26)
A fim de evitar o excesso de formalismo, Lewin utiliza nos primeiros estágios de desenvolvimento o método de “aproximação gradual” que consiste em construções lógicas paralelas ao trabalho experimental. Sendo assim, intuição e pressupostos
...