PARALELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DE ESTÁGIO
Casos: PARALELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DE ESTÁGIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caci • 3/9/2013 • 944 Palavras (4 Páginas) • 1.091 Visualizações
PARALELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DE ESTÁGIO
CACIANE CAVICHIOLI -
RESUMO
Texto produzido com a intenção de relatar a experiência vivida durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, fazendo uma relação com a teoria estudada durante o curso e aplicação para efetivação da prática. Apresentação da teoria articulada à prática para construção do ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: teoria, prática, estágio.
1 INTRODUÇÃO
O texto apresentado é sobre a experiência vivida por um acadêmico do curso de Pedagogia da Unicesumar no estágio supervisionado, com propósito de concluir o curso de graduação e adquirir experiência para a efetiva prática pedagógica.
O objetivo é mostrar que não é só de teoria ou só de prática que se forma um bom profissional, que é preciso que ambas sejam articuladas para se atingir os objetivos propostos.
Foram utilizadas pesquisas bibliográficas enriquecidas com o cotidiano escolar de uma experiência acadêmica vivenciada na escola durante o estágio supervisionado.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir dos saberes pedagógicos adquiridos durante o curso é possível promover uma ação teórica na prática.
O estágio sistematiza a teoria/prática tornando-se indispensável para a formação de profissionais competentes e engajados.
No estágio é possível compreender a natureza da futura profissão, através da análise e reflexão compreendemos de forma crítica e consciente como podemos superar os desafios que irão surgir.
Conforme Kulcsar,
O estágio não pode ser encarado como uma tarefa burocrática a ser cumprida formalmente... Deve, sim, assumir a sua função prática, revisada numa função mais dinâmica, profissional, produtora de trocas de serviços e de possibilidades de abertura para mudanças. (1994, p. 65)
Não podemos ver o estágio apenas como uma contemplação de modelo, deve se articular o conhecimento científico com o teórico na busca de modificar a prática pedagógica. É preciso que nessa fase de contato com a prática assumamos a responsabilidade com um ensino decente, de qualidade. Não tem como pensar em teoria e prática separadas, elas são indissociáveis, elas são a consolidação da prática docente. Freitas alerta, “... separam-se elementos indissociáveis como se o conhecimento pudesse ser primeiro adquirido e depois praticado...” Freitas, L.C. (1992, p. 12)
Devemos superar essa dissociação que acontece no estágio, ele deve ser desenvolvido de forma articulada, na construção efetiva do conhecimento, a teoria e a prática devem ser paralelas.
A reflexão é o eixo norteador das práticas pedagógicas, não podemos nos reter a teoria, o que Zeichner (1993) chama de teorias práticas. Quando refletimos sobre a nossa prática pedagógica, estamos construindo conhecimento, somente quando paramos para refletir é que conseguimos interferir de forma crítica e consciente no espaço escolar, devemos pensar em nós como sujeitos ativos e transformadores do processo de ensino-aprendizagem.
Piconez afirma:
... a prática da reflexão sobre a prática, no curso de Pedagogia, tem favorecido as discussões sobre o processo pedagógico, suas multifaces e suas questões necessárias. [...] Todos tem voz e vez para interferir... (1994, p. 28-29)
Durante o estágio percebemos que os professores sentem necessidade de estarem sempre participando de uma formação continuada, para sempre estarem desenvolvendo novas habilidades para aplicar na prática pedagógica. Quando paramos e refletimos sobre o que praticamos e como podemos melhorar essa prática estamos nos tornando profissionais mais eficazes e preparados, pois já somos capazes de nos aprimorar a partir das nossas próprias experiências.
Com a prática da reflexão sobre a prática vivida e concebida teoricamente, são abertas perspectivas de futuro proporcionadas pela postura crítica, mais ampliada,
...