Teoria Eistencia Humanista
Casos: Teoria Eistencia Humanista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: israel1 • 5/3/2015 • 299 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
Perguntas
1. Como se estabelece a relação cliente/ paciente e psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa?
R: É importante ficar sempre atento na capacidade que o paciente pode oferecer, antes mesmo que o paciente tome consciência disso. O psicoterapeuta tende a observar e incentivar o paciente a tomar conta de si mesmo, torna-se consciente da capacidade de realização que ele possa ter, assim o tornam-se diferentes papeis contínuos na relação entre paciente e o psicoterapeuta.
2. Por quais motivos as pessoas buscam ajuda em psicoterapia?
R: As pessoas buscam a psicoterapia, pois o individuo aprende a conviver com si mesmo, aparar suas angustias, ansiedade, por autoconhecimento, dificuldades afetivas e entre outros. Porem esse tipo de terapia não é uma forma de mudança e sim ele é a própria mudança.
3. Explique a concepção de Moreno (Faleiros, 2004) ao considerar que “(...) uma das dimensões da existência humana que define o homem seria o inventário de papéis que o mesmo desempenha na sua vida.”
R: O homem é um ser que usa a partir do impulso a espontaneidade e a criatividade. A frase citada acima de moreno, vem nos dizer que os inventários de papeis que o homem desempenha em sua vida, é os papeis “cotidianos”, como por exemplo: ser pai, ser mãe, aluno, professor, isso é desenvolver um papel. Assim a cada momento do nosso dia estamos desempenhando papeis diferentes, tendo consigo um inventário de papeis.
4. Explique o conceito de papéis, na teoria de Moreno.
R: Na teoria de Moreno, o conceito dos papeis veio do teatro. Segundo ele não é um conceito sociológico, teve suas origens, e uma longa historia no teatro europeu, a partir do qual desenvolveu a direção terapêutica e social. A psicodrama leva o conceito dos papeis e todas as expansões da existência humana, desde o nascimento ao longo de toda a vida humana.
...