Teoria da psicanálise Sigmund Freud
Artigo: Teoria da psicanálise Sigmund Freud. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianunes • 22/11/2013 • Artigo • 379 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
A PSICANÁLISE
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana desenvolvido por Sigmund Freud, que se propõe à compreensão e análise do homem, afirmava que ao construir sua teoria ele não pretendia formar convicções, mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos.
"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos." (Freud)
Abrangendo três áreas:
Um método de investigação da mente e seu funcionamento;
Um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
Um método de tratamento psicoterapêutico;
Teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico
Consciente: É todo mental imediato, é o sistema que capta as informações do mundo externo e interno.
Inconsciente: São conteúdos não presentes na consciência que não podem ser acessados pelo exercício do esforço da recordação e atenção.
Pré-consciência: São conteúdos não presentes na consciência, mas evocáveis pelo esforço da vontade e atenção;
Id: É a fonte de toda a energia psíquica e pulsões; regido pelo princípio do prazer (busca descarga imediata do impulso).
Ego: Instância do controle/regulagem da personalidade através de mecanismos de defesa. Sede das funções da percepção, memória, sentimento e pensamento. É regido pelo princípio da realidade.
Superego: Sede da moral e dos modelos. Origina-se do complexo de Édipo, internalizando as proibições e modelos paternos. É o superego que produz a culpa em situações que representam o ódio e o temor ao pai.
FASE ORAL: (Primeiro ano de vida)
Concentração na cavidade bucal e seus componentes do interesse erótico. É através da boca que o bebê “conhece” o mundo, experimenta o prazer e sofre o desprazer da frustração. Toda situação geradora de ansiedade é descarregada por meio de um exercício oral. Ao ser confrontada com frustrações a criança é obrigada a desenvolver mecanismos para lidar com tais frustrações. Assim uma satisfação insuficiente das pulsões orais pode conduzir a uma tendência para ansiedade e pessimismo; já uma exces
...