Teorias Psicanaliticas
Artigo: Teorias Psicanaliticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidy27 • 9/11/2014 • 284 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
TEORIAS PSICOLÓGICAS E SUA IMPLICAÇÕES
Teorias psicológicas Pricipais autores e conceitos Visão pedagógica sobre aprendizagem Contribuição para prática pedagógica
Psicanálise Sigmond Froid, sua teoria se propõe a estudar o desenvolvi-mento psicológico (emocional). Reconhecer a individualidade da criança, reconhecer indícios do que se passa em sua mente. O professor estará melhor preparado para entender o aluno, se conseguir enten-der que criança também tem seus conflitos internos, e cada uma tem seus estágios.
Behaviorismo Seus principais autores foram: Tordaike, Watson, Pavlov, e Skinner, autor do Behaviorismo radical, que estuda como o com-portamento é instalado na mente, e como muda-lo. Esta teoria é em si o estudo do comportamento. Esta é uma teoria conflitante, mas, serve para condicionar as crianças através de estímulos respostas e reforçamento. Nos ensina a condicionar as crianças através de reforça-mentos positivos ou negati-vos. Elogiá-la se correta, chamar-lhe a atenção se errada, não aprovar seus erros.
Construtivismo segundo Jean
Piaget Teoria epistemológica genética. Piaget era biólogo e dedicou a vida à entender como se dá o saber, como adquirimos o co-nhecimento A inteligência não é hereditária, cada ser a constrói, e esse saber dá-se por etapas. Piaget declara que aprendemos por adaptação através de assimilação e acomo-dação. Ensina-nos a adequarmos o ensino para a capacidade de cada criança, pois, ela tem seu tempo próprio e fases para se desenvolver e aprender.
Construtivismo segundo Vygotsky Vigotsky, em sua teorian nos diz que o sujeito constrói o seu co-nhecimento, e que o meio, a cul-tura, e as condições sociais in-fluem em como aprendemos. Esta teoria nos faz entender que o meio em que vivemos e a nos-sa cultura norteiam a nossa aprendizagem, influenciam na cognição e intelecto. Sugere que o professor seja o facilitador da matéria, que incentive a criança a desco-brir e a aprender. A criança não é universal e cada uma tem seu tempo.
...