Teóricos Da Educação
Trabalho Universitário: Teóricos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jordanaespindula • 2/9/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
No decorrer dos séculos, conforme a nossa história, surgiu diferentes concepções de infância. Primeiramente a criança era vista como um adulto em miniatura e seu cuidado e educação eram feitos pela família, em especial pela mãe. Pois antigamente as crianças acompanhavam os adultos em todas as suas atividades. Os pais comandavam sua educação e exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos, reprimindo quase todos os seus desejos.
A partir do século XIX e XX, a infância começa a ocupar um lugar de fundamental importância para a família e para a sociedade, começa a se pensar neste ser de pouca idade como alguém que necessita de lugar, tempo, espaço e cuidados diferenciados, começando a delinear-se o que mais tarde evoluiu para o que hoje reconhecemos como infância.
Ao longo do século XX, a educação infantil foi produzida e evoluiu de diferentes formas, sob a influência de diferentes pedagogos ou educadores, que enfatizavam a importância do jogo, do brinquedo, contação de história no processo de desenvolvimento infantil, notoriamente de uma pedagogia diferenciada para a educação das crianças.
O conto infantil é uma narrativa curta, cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração. O gênero surgiu da tradição oral de contar histórias e criou uma realidade na qual habitam seres mágicos e os personagens passam por diversas dificuldades até conseguirem ser felizes para sempre.
Nos contos, que muitas vezes começam pelo “ Era uma vez”, para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida ( nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um ( amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permitir criar formas de lidar com isso.
Além disso, os contos despertam na criança o prazer de ouvir histórias. Uma vez desenvolvida essa habilidade, os pequenos estarão mais receptivos para os demais gêneros textuais.
...