Trabalho Como Fonte de Estresse e Frustração
Por: Cy_garcia1 • 24/8/2016 • Trabalho acadêmico • 754 Palavras (4 Páginas) • 464 Visualizações
Introdução
A busca incessante pela realização profissional, e aperfeiçoamento para ser um bom profissional e a cima de tudo diferenciado em meio a muitos desempregados atualmente, tem levado as pessoas a se dedicarem cada dia mais, além disso a cobrança a si próprio faz com que nós seres humanos, nos dedicássemos a longas jornadas de trabalho e logo as conseqüências começam a dar sinais em nosso corpo, seja fisicamente e ou mentalmente.
Na atividade a seguir citaremos, alguns problemas encontrados em organizações que transformam o trabalho estressante e sacrificante e algumas políticas de gestão de pessoas que podem mudar ou melhorar essa situação.
O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade, as empresas estão em constantes mudanças para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. Estas mudanças começaram a produzir um desequilíbrio entre as exigências no trabalho, necessidades e expectativas pessoais, dando lugar a frustração e ao estresse.
De acordo com artigo publicado na página virtual do Departamento de Recursos Naturais do Missouri (EUA) “um pouco de estresse e de tensão tem seus benefícios, principalmente quando executamos um projeto ou um trabalho, serve de estímulo para melhorarmos o desempenho, aumentando nossa eficiência.” Porém, o que se percebe é que o estresse e a pressão no ambiente de trabalho acabam tomando rumos maiores e se tornam desastrosos.
Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho
Com o grande crescimento tecnológico e social e a diminuição de vagas de emprego, os seres humanos passaram a adquirir maiores informações e conhecimentos em um curto espaço de tempo, a fim de se destacar da grande concorrência profissional, o que consequentemente gera um desgaste físico e mental.
As longas jornadas de trabalho, é um dos problemas e tem contribuído para que as pessoas tenham cada vez menos vida social e familiar.
Acúmulo de funções devido às grandes demissões tem feito com profissionais, adquiram novas responsabilidades e assim garantam o emprego. As conseqüências muitas vezes demoram a aparecer, mas acreditem, um dia ela chega.
Uma dessas conseqüências é o estresse – tensão negativa, que decorre de um esforço desmedido do indivíduo para responder determinadas exigências externas (MAGNÓLIA).
A falta de reconhecimento profissional é um outro problema causador de estresse e frustração nos seres humanos. Após uma longa jornada de trabalho e de acumular funções, pensando em contribuir com a organização, o profissional espera ter um retorno por parte de sua gestão e quando o contrário acontece logo vem a desmotivação, a frustração e muitas vezes gera depressão. O profissional vê o trabalho como um sacrifício e acaba desestimulando muitos dos que o rodeiam.
A falta de organização da empresa, tanto de processos como no ambiente físico, gera um estado de estresse e ansiedade no profissional. È importante que o ambiente seja “clean”.
Como exemplo usarei uma
...