Trabalho De Psicologia
Trabalho Universitário: Trabalho De Psicologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElineiaDaiara • 19/11/2013 • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 421 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Trabalho de Psicologia
Teorias e Sistemas Psicológicos
Psicologia Humanistas
Psicologia Fenomenológica
Psicologia Socio-Historica
Nome: Elineia Daiara Fagundes
RA: B8352H-0
Bauru
2013
Teorias e Sistemas Psicológicos
Psicologia Humanista
Psicologia Fenomenológica
Psicologia Socio-Historica
Esse trabalho é da Professora Franscislaine da UNIP Universidade Paulista.
Bauru
2013
Psicologia Humanistas
Iniciou-se na Idade Media assim um levantamento epistemológico dos principais pensadores que parecem ter influenciado e propiciado o advento desta teoria. Apresenta-se um panorama histórico-social das décadas de 1940 e 1950, de forma a situar o surgimento da Psicologia Humanista. Retiram-se as chamadas de três evoluções em psicologia: Behaviorismo, Psicanalise e a Psicologia Humanista e é realizada sobre as principais conceituosas de dois representantes desta linha. Maslow (Psicologia da Auto-Atualizaçao) e Carl (Terapia Centrada no Cliente).
No inicio da Idade Media, o Humanismo designou um movimento de ruptura com os ultrapassados valores medievais.
O Antropocentrismo significou o deslocamento das atenções para o Homem; ele agora passa a ser encarado como centro das preocupações essa foi a marca da evolução do pensamento moderno, uma vez que o “Teocentrismo”, segundo a qual Deus ocupa o centrada no Universo e tudo ocorria pela sua vontade do modo restaria do homem voltar a sua fé e religião a vida após a morte.
A partir dai é possível perceber o que o simbolizou o renascimento em particular o humanismo para o desenvolvimento do pensamento moderno. Embora o movimento renascentista tenha servido com pressuposto para o advento do naturalismo em muitos aspectos a Psicologia humanista. Neste sentido podemos pensar que a propostas da Psicologia um pouco a concepção do homem. A descoberta de Copérnico no inicio do século xvi de que a Terra não era o centro do Universo mas também simples pontos em sua imensidão ; a teoria de Darwin que data no século xix baseada no mecanismo de seleção natural. E finalmente a “Descoberta” do inconsciente de Freud no início do século xx acarretado a ideia que o homem “não é tão poderoso, nem dono de si” esta além de seu próprio controle.
A Psicologia Humanista Americana Charlotte Buhler afirma ter sido esta situação de constante tensão econômica e politica vividas pelos povos de todo mundo, e pelos americanos a responsável pelo surgimento deum estado de espirito novo comparando com o tempo em que tudo que as pessoas buscavam eram por “diversão”. Os psicólogos deste período, como Karen Horney (1900-1980) questionavam a possibilidade de confiar nessa sociedade que constrói bombas atômicas para matar a própria população.
Desta forma, os jovens começaram a duvidar a questionar dos valores de moralidade e tradicional.
Essas descobertas cientificas também propiciarmos surgimento das duvidas dos questionamento os respeito dos dogmas e pregações da igreja, como a existência de Deus.
Os sentimentos dos jovens as interrogações de adultos foram expressos em termos Tais como: “QUEM SOU EU?” , “QUAL O SIGNIFICADO DE TUDO?”,”QUEM SOMOS NOS?’ , QUAL É O MODO CERTO DE VIVER?”.
Essas interrogações houve varias formas de reações como facção da juventude que lutou por reformas. Segundo Buhler , esse grupo possessiva a ideia as quais poderiam ser politica ou girar em torno da liberdade e dos direitos humanos .
A psicologia Humanista surge então como uma reforma de responde a esses anseios da sociedade A Psicologia Humanista divide em duas grandes escolas: Primeira a escolas americana: onde se encontram a Psicoterapia Humanista e existência tendo como o principal Carl Rogers e a Psicoterapia Fenomenológica-Existencial como Rolho May como principal representante. Segundas escolas europeias berço das principais ideias Fenológicas-Existencial, além das Psicoterapias Antropológicas, ou seja, parece haver uma ligação entre a Psicologia Humanista a Fenológicas.
A primeira revolução na Psicologia eclodiu por volta de 1913 com o advento do Behaviorismo. Segundo Greening (1975 o Behaviorismo surgiu em reação a excessiva preocupação da Psicologia do século xix com consciência com a introspecção como o método de chegar aos dados da atividade mental consciência. Os comportamentos humanos, os fenômenos psicológicos são vistos como função de estimulo do mundo externo e a preocupação com a descrição e o registro objetivo por observar independentes e bastante pertinente.
A segunda evolução foi a Psicanalise a qual teve seus estudos realizados por Sigmund Freud(1856-1939).A Psicanalise descente também das ciências Naturais. O ponto de vista topográfico que baseou a proposição da divisão do aparelho psico em três estruturas básicas (id,ego. E o superego) ID- corresponde os conceitos do inconsciente ,age de acordo com o principio do prazer. E uma estrutura egoísta que busca prazer primitva moral insiste e é impulsiva não tem consciência da realidade so conhece gratificação instantânea. Atua para aumentar o prazer e não tolera atrasos ou adiantamento. EGO- realiza a mediação entre o mundo interno e o externo, é o mestre racional/consciente da personalidade. Seu objetivo não é contrariar os impulsos do id, mas ajudar a obter a redução da tensão decide quando e como os instintos do id podem ser satisfeito da melhor maneira. Observe de acordo com o principio da realidade adquiri os desejos do id e a proibições do superego a realidade. SUPEREGO-Nosso conceito do certo e o errado, adquiri por regras de conduta por meio de elogio castigo e exemplo.
Desta forma Maslow define o auto atualização elementos central de sua teoria. Segundo a sua perspectiva da sociedade e a cultura não capaz de criar o ser humano e sim ajuda a concretizar o que cada pessoa possui
...