Trabalho Psico Construtivista
Por: Jéssica Reis • 7/5/2015 • Relatório de pesquisa • 3.220 Palavras (13 Páginas) • 252 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
Carlos
Francielle Cardoso - B6577E-7
Jéssica Reis
Marina Benez
Renata Arantes - B70HED-5
TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
São José dos Campos
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
Carlos
Francielle Cardoso - B6577E-7
Jéssica Reis
Marina Benez
Renata Arantes - B70HED-5
TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
Trabalho apresentado à Universidade Paulista como requisito da disciplina de Psicologia Construtivista, do curso de Psicologia, sob orientação da Profº Camila Beltrão Medina.
São José dos Campos
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................
2. O ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO...........................................................................
3. PROVAS PIAGETIANAS APLICADAS
3.1 PROVA 12.1.1 CONSERVAÇÃ DE QUANTIDADES...........................................
3.2 PROVA 15.2.1 NOÇÃO DE SUCESSÃO DE EVENTOS....................................
4. CRIANÇA DE CINCO ANOS
4.1DESCRIÇÃO DO AMBIENTE................................................................................
4.2 ANÁLISE..............................................................................................................
5. CRIANÇA DE SEIS ANOS
5.1 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE...............................................................................
5.2 ANÁLISE..............................................................................................................
6. CRIANÇA DE SETE ANOS
6.1 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE................................................................................
6.2 ANÁLISE...............................................................................................................
7. CONCLUSÃO...........................................................................................................
8. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................
INTRODUÇÃO
A Psicologia Construtivista baseada nos conceitos piagetianos prevê o desenvolvimento humano ancorado em etapas sucessivas em dimensões que vão da física, passando pela psíquica e desembocando na moral. Cada uma destas etapas e o desenvolvimento nelas desenvolvido elas está, de modo geral, estabelecida por intervalos de idade. Embora a relação idade, etapa e o desenvolvimento não aconteça de maneira tão rígida (Piaget considera as possíveis alterações provenientes das interações sócio-culturais, por exemplo), é possível identificar se o desenvolvimento atingiu os objetivos esperados através de avaliações, também chamados de provas, baseadas nas experiências piagetianas. Estas provas são experiências realizadas por ele, sendo suas respostas depuradas e reduzidas às poucas, porém mais encontradas. Assim, todos os que buscam utilizá-las, vai encontrar para além dos procedimentos sobre como realizá-las, também as respostas mais encontradas em pessoas que atingiram ou não os objetivos propostos como, por exemplo, o domínio de determinados conceitos.
Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de algumas crianças na faixa etária compreendida entre os cinco e sete anos a partir das provas de Piaget, de forma a analisar se estas atingiram o domínio de conceitos específicos ligados a conservação de massa, e as categorias temporal e espacial.
Para tanto, foram utilizadas quatro provas sendo duas para avaliar a conservação de massa, a saber, o transvasamento de líquidos e alteração da forma de uma porção de massa; e o conceito de tempo e espaço, com as provas do “percurso das bonecas” e a dos “relógios”, que serão melhor explicadas no decorrer do trabalho.
A partir do que foi apresentado, percebe-se a grande relevância do tema, pois o cuidado com o desenvolvimento de pessoas, que no caso deste trabalho são crianças, passa necessariamente pela avaliação que deixará o profissional a par dos detalhes relacionados aos atrasos e avanços da pessoa atendida. Este resultado será a base para desenvolver um planejamento das ações a serem tomadas para alcançar os objetivos pretendidos.
ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO
O estágio Pré-Operatório ocorre entre os dois aos sete anos e é marcado por mudanças representacionais e conceituais no desenvolvimento da criança.
Por volta dos três meses de vida, o bebê já emite a tentativa de imitar comportamentos, aos dois anos a criança já emite as primeiras tentativas concretas de representação mental. A partir de então a criança começa a imitar comportamentos e eventos já distantes. Está imitação é representada por Piaget como acomodação, onde as informações captadas do ambiente são acomodadas na mente.
A brincadeira do faz-de-conta também exerce um significado importante no desenvolvimento da criança fazendo com que a mesma desenvolva auto-expressão, construção de símbolos e também contribui para o desenvolvimento da linguagem falada. Está fase para Piaget é chamada de assimilação, processo onde o indivíduo capta as informações do ambiente, interagindo com o mesmo.
O desenho também, ao longo do estagio, é a fase onde a criança tenta representar coisas e no decorrer do estagio acaba ficando cada vez mais realístico.
Este estágio nos traz tais características:
- Representações sem intenção: capacidade de representar, mas sem intenção nas ações;
- Incapacidade de representar e identificar elementos abstratos: como os significados dos signos, ou seja, significados de elementos abstratos;
- Capacidade de socializar comportamentos: o indivíduo apresenta capacidades de socializar com outros indivíduos;
- Apresenta egocentrismo: característica marcante no estagio, onde a criança apresenta limitações no pensar, como a dificuldade de concentração, dificuldades de se colocar no lugar do outro, acredita que todos pensam igual, não reflete seus pensamentos;
- Não compreende transformações: devido o egocentrismo a criança não tem a noção de mudanças no meio estático;
- Pensamento Cognitivo: influenciado pela percepção;
- Conservação: dificuldade para pensamentos lógicos, a matéria permanece a mesma independente das mudanças no ambiente. Os esquemas se alteram de forma gradual, a cada novo conhecimento o mesmo é alterado.
PROVAS PIAGETIANAS APLICADAS
As provas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho são referentes a operações infralógicas, esse termo é usado para operações que expressam as transformações espaciais de um objeto. As provas que utilizamos consistiam em criar dois elementos visualmente diferentes a partir de um elemento em comum, caracterizando a conservação de quantidade que podiam ser classificadas como contínuas ou descontínuas.
...