Trabalho apresentado para a matéria Psicologia Construtivista
Por: Amanda Azevedo • 17/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
UNIP
Curso de Psicologia
Amanda Azevedo Silva - RA: T44071-8
Carlos Eduardo Couto Alves: RA: C652BC-2
Gabriela Damaceno Bezerra - RA: C621JJ-5
Vinicius Tavares dos Santos – RA: C643AI-5
Zilda Mendes – RA: C56ICC-2
Criança de5 anos: Observação
São Paulo
2016
Amanda Azevedo Silva - RA: T44071-8
Carlos Eduardo Couto Alves: RA: C652BC-2
Gabriela Damaceno Bezerra - RA: C621JJ-5
Vinicius Tavares dos Santos – RA: C643AI-5
Zilda Mendes – RA: C56ICC-2
Criança de 5 anos: Observação
Trabalho apresentado para a matéria
Psicologia Construtivista
Orientadora: Heloisa Helena Garcia
São Paulo
2016
SUMÁRIO
1- Introdução .....................................................................................................4
2- Descrição da observação................................................................................5
3- Observação.....................................................................................................6
4- Análise............................................................................................................7
5- Conclusão.......................................................................................................8
6- Referências Bibliográficas...............................................................................9
7-Anexo.............................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Este vem a ser um trabalho de observação de uma criança do sexo feminino com idade de cinco anos, comparando a observação com o Estádio Pré-operatório. O objetivo desse estudo foi analisar durante 30 minutos uma criança referente ao estádio estudado e comparar as teorias de Piaget e o que foi estudando com a observação.
Apresentaremos aqui a observação de uma criança, com o consentimento de seus responsáveis, e uma breve explicação desse Estádio que tentaremos compreender, na prática de observadores.
4
DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO
A observação ocorreu na data 20 de março de 2016
Horário: 15 horas.
Local: Casa da criança observada.
Criança: L.A
Sexo: Feminino
Idade: 5 anos
Escolaridade: Pré-escola.
Alunos que observaram: Amanda Azevedo, Gabriela Damasceno e Vinicius Tavares.
5
ANÁLISE
Observação de uma criança de 4 anos:
Com alguns familiares em sua casa, a criança do sexo feminino, de início estava sentada no chão, onde se recusou a brincar quando chamada por outra criança, deixando- a chorando devido à recusa do pedido, indo somente nos braços de seus pais, e na maioria das vezes conversando com ela mesma.
Porém, ao ser presenteada com uma boneca, a menina levantou- se do chão e saiu correndo para pegar o brinquedo. Sem esperar ela rasgou a caixa da boneca o mais rápido que podia não deixando nenhum adulto ajuda-la, ela queria fazer tudo sozinha, ao abrir a embalagem do brinquedo, começa a brincar. Dá então o nome de Elza para sua boneca, dizendo ser sua filha, e a carrega em seus braços para cada cômodo dizendo apresentar sua casa, explicando o que cada local é, o que determinadas coisas fazer, como por exemplo: mostrou a tomada para a boneca e informou que não podia chegar perto porque fazia dodói.
A menina vai até o cômodo onde está a maior concentração de pessoas, observa tudo o que as pessoas ao se redor falam, para assim tentar imitar. Tudo que é falado ela repete. Quando seus pais lhe mandam parar com as imitações, ela ri e corre, e logo depois volta a repetir tudo que falam, sem largar sua boneca, fazendo várias perguntas e perguntando por que para tudo.
A menina então se senta no chão da sala, em frente à televisão, e começa a pentear o cabelo de sua boneca, conversando com seu brinquedo, dizendo deixá-la bem bonita para passear, logo depois se levanta pega um brinquedo de montar e começa a conversar com a boneca dizendo ao brinquedo que iria construir um castelo bem bonito para sua ‘‘filha’’ morar.
Passado se uns alguns minutos a menina chamou sua mãe, e pediu leite para ela e para sua boneca. Sua mãe trouxe leite em um copo colorido comprido, e um copo vazio. A menina colocou o copo vazio no colo da boneca, bebeu todo seu leite, deitou no sofá abraçando a boneca depois de colocar os copos no chão, e dormiu depois de assistir alguns desenhos.
6
RELAÇÃO DA ANALISE COM O ESTADIO PRE- OPERATORIO DE PIAGET
De acordo com a teoria de Piaget MACEDO (1991) lembra que a atividade sensório-motor não está esquecida ou abandonada, mas refinada e mais sofisticada, pois se verifica que ocorre uma crescente melhoria na sua aprendizagem, permitindo que a mesma explore melhor o ambiente, fazendo uso do mais sofisticados movimentos e percepções intuitivas. A criança percebeu que a boneca era algo importante para ela e saiu correndo para pegar o brinquedo e logo depois de ganhar a boneca apresentou cada local do ambiente para o brinquedo explicando o que era cada coisa e qual sua importância.
...