Trabalho de Psicologia
Por: Heriwelton Martins • 6/11/2018 • Projeto de pesquisa • 344 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
1 - O bullying e o assédio psicológico são uma das frequentes causas de estresse relacionado ao ambiente de trabalho, sendo associado a problemas físicos e psicológicos. A ameaça do desemprego é outro fator que contribui com o problema de saúde mental. Uma grande parte dos fatores de risco está relacionada com o tipo de trabalho, ao ambiente organizacional e a gestão, as capacidades e competências dos funcionários e o apoio oferecidos aos trabalhadores. Incluem também politicas inadequadas de saúde e segurança, falta de comunicação e práticas de gestão, participação limitada na tomada de decisão por parte dos funcionários, falta de apoio a funcionários, jornadas de trabalho longas e cansativas, falta de clareza na determinação das tarefas ou objetivos organizacionais, relacionando-se ao conteúdo do trabalho, como tarefas inadequadas as competências dos funcionários.
2 - O assédio é mais um desses padrões que, em graus e intensidades diversos, atingem todas as esferas da vida. Por isso podemos falar de uma cultura do “assédio”, ou seja, de uma cultura no “espírito” do assédio em que se desenvolvem as relações humanas, nas quais estão inscritas a questão “moral” e a questão “sexual”. O assédio no trabalho ela acontece com uma certa atitude incorreta como gestos, palavras, e comportamentos que de maneira ofensiva pode acabar prejudicando a integridade física e psíquica de um indivíduo. O assédio moral afeta, demais os custos operacionais de uma empresa, com a baixa produtividade daí advinda a ausência, falta de motivação e de concretização que aumentam os erros nos serviços, abandono no trabalho, aumento do número de acidentes. Diante de um processo real de destruição moral que pode conduzir a uma doença mental ou até mesmo ao suicídio.
3 – É a ergonômica. Na prática, podemos incrementar que a ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho e o tornar compatível às características físicas e psíquicas do ser humano. Para tal, os especialistas buscam conhecer o perfil dos colaboradores, o tipo de atividade exercida e quais os riscos ergonômicos à saúde física e mental a equipe está exposta.
...