Trabalho de Psicologia
Por: VictorTerraLima • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
Universidade Salvador – UNIFACS
Departamento de engenharia e arquitetura
Engenharia Química
Avaliação virtual
Autor:
Victor Terra Lima
Orientadora:
Renata Lucia Silva Oliveira
Salvador, Bahia, Brasil.
2014.2
[pic 2]
Universidade Salvador – UNIFACS
Departamento de engenharia e arquitetura
Engenharia Química
Avaliação virtual
Autor:
Victor Terra Lima
Atividade virtual referente à disciplina de psicologia e comportamento do curso de Engenharia Química, turma SP-N1-EQ, 6º semestre, ministrada pela orientadora Renata Lucia Silva Oliveira.
Salvador, Bahia, Brasil.
2014.2
- Questão:
O fato da selfie ter se tornado algo tão popular nos últimos anos traz uma serie questionamentos sobre os limites da exposição da vida privada na internet e, também, de um "culto ao ego" cada vez mais evidente nas redes sociais onde as pessoas se encontram extremamente preocupadas e obcecadas em se saírem bem em uma foto, com o intuito de se afirmarem para o mundo e alimentarem seus desejos de aceitação e atenção.
Talvez um dos motivos que fizeram com que a selfie se tornasse algo tão popular atualmente deve-se ao fato de que ela atua como um excelente mecanismo de autopromoção onde o individuo busca se expressar e se afirmar através de marcas, lugares, atitudes e poses diversas já que na sociedade atual, não basta apenas estar vivo é preciso que você reafirme a sua existência. Entretanto ao fazer isso abrem mão de sua individualidade, e passam a atuar como vitrines, expondo sua intimidade, sentimentos, rotina de forma a promover uma imagem pessoal sem falhas.
- Questão
Um grupo pode ser definido pelas interações e relações de interdependência entre os indivíduos que o constituem e visam alcançar um objetivo em comum. Os motivos que levam um grupo de indivíduos a formar um grupo são variados, podendo abranger questões de amizade, segurança, reconhecimento, poder, a solução de problemas, entre outros.
Os aspectos individuais são muito importantes para a adesão do grupo, contudo tais aspectos só serão aceitos caso eles não cheguem a interfiram nos objetivos do grupo ou em suas características essenciais. Podemos então dizer que os grupos possuem as suas próprias características, se organizam, se influenciam e tendem a se ajustar, porém, quanto mais coeso o grupo, maior será a resistência às mudanças no próprio grupo e mais poder ele exercerá sobre os demais. Ou seja, quanto mais coesão o grupo precisar, mais ele impedirá manifestações individuais que não estejam de acordo com seus objetivos. Depreendemos que um grupo tende a se dissolver se há um baixo grau de coesão grupal e que a coesão é um aspecto que influencia o relacionamento interpessoal e a produtividade.
A questão da liderança e da comunicação do líder com seus subordinados é um aspecto importante quando se faz a analise dos grupos, já que as pessoas que se caracterizam como lideres são as que ditam o ritmo das mudanças, elas sintetizam as aspirações do grupo e são capazes de defender os interesses do mesmo e correr riscos para cumprir metas.
Existem líderes que inspiram confiança e incentivam a participação; outros só impõem diretrizes com o intuito do grupo alcançar algum determinado objetivo. É importante resaltar que o tipo de liderança pode refletir drasticamente no desempenho do grupo e nas interações entre os indivíduos que o constituem (e consequentemente na sua coesão).
Já que a quantidade de orientação e direção que o líder oferece, estabelecendo objetivos, metas e definindo papéis juntamente com o seu apoio emocional dado aos seus subordinados (como, por exemplo, encorajando, ouvindo e elogiando), faz com que a comunicação e a relação entre os membros do grupo se desenvolva melhor. Sendo esse um fator de extrema importância para uma boa execução das tarefas.
- Questão
O Behaviorismo é considerado uma das principais teorias da Psicologia moderna, onde seu foco de estudo se baseia na interação entre o indivíduo e o ambiente, considerando o individuo como produto e produtor dessas interações, sendo essa uma das premissas do comportamento operante.
O comportamento operante abrange uma gama de atividades humanas e descreve a ação do individuo sobre o meio que em contra partida manifesta as consequências para aquele comportamento. Logo pode se dizer que o meio ambiente modela o repertório básico com o qual andamos, trabalhamos, praticamos esportes, tocamos instrumentos, falamos, escrevemos, dirigimos, numa medida de ação e reação.
Daí as relações desta teoria com a área industrial (principal área de trabalho da engenharia química), pois neste meio de trabalho, como também em qualquer outro, o individuo terá que modificar seu comportamento, dirigir seus esforços, auxiliar e incentivar seus colegas de trabalho para que as exigências da empresa sejam atendidas. Em contra partida a depender do comportamento do individuo ele poderá ser persuadido, recompensado, punido, coagido, incentivado e controlado, a fim de tornar suas atividades padronizadas e dirigidas em função dos interesses da empresa.
...