Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento
Por: anaclaragarcia • 6/11/2016 • Dissertação • 558 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO DE PSICOLOGIA
Ana Clara Garcia
Bianca Barbosa Ribeiro
Juevellyn Ribeiro Ramos
Larissa de Almeida
Pedro Henrique Silva
Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência
Belo Horizonte – MG
2016
Relação entre Políticas Públicas e a matéria de Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência
Garantir o atendimento da criança e do adolescente pelas políticas públicas sociais conforme determina a Constituição Federal de 1988, exige avaliar a eficácia dos serviços prestados a esse público. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o Brasil passou a ser desafiado, usando o poder público e a sociedade para encontrar soluções que realmente funcionem para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do país.
Para que realmente essas funções sejam exercidas com a relevância e responsabilidade que elas merecem, podemos perceber que o conhecimento a respeito da realidade social dessas crianças e adolescentes em seu município é sem duvidas muito importante. Gerando desta forma o fortalecimento do sistema de Garantia de Direitos e a criação e funcionamento de políticas públicas que realmente funcionem. Uma analise pode nos trazer conhecimento sobre os principais problemas, apontando ações para garantir direitos para essas crianças e adolescentes.
Através do estagio de Políticas Públicas deste semestre, conhecemos o CRAS, SUAS e o CREAS, que fez com que nós enxergássemos a importância de uma análise e um conhecimento da população para o funcionamento e criação de políticas públicas.
O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) tem como objetivo criar um modo de gestão compartilhada estabelecendo uma divisão de responsabilidades, orientando e respeitando os direitos, deveres e diversidades de cada região. Esta nova visão da Assistência Social visa a uma política que atenda necessidades de proteção social, colocando, desta forma, novos desafios, que garantam a construção e efetivação do Sistema.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como objetivo atender a população em áreas de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda, dificuldade de acesso aos serviços públicos e de vínculos familiares e comunitários. Sua atuação é voltada pro contexto comunitário de famílias e indivíduos, Sua função é a de mapear e organizar os demais serviços desse nível de complexidade no território de sua abrangência.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos com os direitos violados e/ou em situação de risco, preservando vínculos familiares e comunitários.
É importante ressaltar que, no município de Belo Horizonte, o CRAS é um equipamentos públicos territorialmente inseridos nos Espaços BH Cidadania, correspondendo, aos ideais do SUAS, ao campo da proteção básica. Quanto ao CREAS, é um serviço público, na esfera da proteção social especial, não diretamente vinculado aos Espaços BH Cidadania. Buscamos desta forma compreender o atendimento e proteção social a crianças e adolescentes em Belo Horizonte. Os equipamentos citados ( SUAS, CRAS E CREAS), nos orientou para criação desta análise.
...