Trabalho de psicologia
Por: Thais Anjos • 26/2/2016 • Projeto de pesquisa • 259 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Introdução
Carl Rogers criou uma abordagem popular de psicoterapia conhecida, inicialmente como não diretiva ou centrada no cliente e, mais tarde como terapia centrada na pessoa. A teoria da personalidade de Rogers, assim como a de Maslow, tem suas raízes na psicologia humanista, que Rogers usou como sua estrutura para relação cliente-terapeuta.
Terapia centrada na pessoa sugere que o dom de mudar ou aperfeiçoar a personalidade é centrado no interior da pessoa. Em outras palavras, é a pessoa, e não o terapeuta, quem determina tal mudança
Ele não deu muita importância as forças do inconsciente ou a ouras explicações freudanas e rejeitou a noção de eu eventos passado exercem uma influência controlada sobre comportamento presente, sugeriu que a personalidade poderia ser entendida apenas a partir do nosso próprio ponto de vista, ou seja, baseada em nossas experiências subjetivas.
Vida de Rogers (1902-1987)
A importância do Self
Tendência Atualizante
A tendência atualizante é um dos princípios fundamentais da abordagem centrada na pessoa. Trata-se de uma capacidade inerente em todo ser vivo de buscar o que é melhor para si. Rogers acreditava que as pessoas são motivadas por uma tendência inata de realizar, manter e aprimorar o self. Abrange todas as necessidades fisiológicas e psicológicas.
A tendência atualizante começa no útero, facilitando o crescimento humano por meio da diferenciação dos órgãos físicos e do desenvolvimento do funcionamento fisiológico. É responsável pela maturação.
Mesmo que tais mudanças sejam determinadas geneticamente, o progresso em direção ao desenvolvimento humano pleno não é automático nem passivo. Para Rogers o processo envolvia luta e dor.
O desenvolvimento do self na infância
...