Trabalho de psicologia
Por: bruno3013 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
PÓS - GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Discente: Fabiana Ferreira Schumann
EXERCÍCIO DE PSICOLOGIA
1 - Orientar o aluno para alcançar resultados desejados, um pensamento crítico, assim, a aprendizagem deixa de ser um condicionamento de hábitos. Para Skinner ele possui o papel de organizar e comunicar a informação sobre um dado tópico do currículo. Segundo Vygotsky o professor seria o suporte para que a aprendizagem do aluno a um conhecimento novo fosse satisfatória e que a educação não pode ficar à espera do desenvolvimento intelectual da criança.
2 - A psicologia tem o papel de facilitar a compreensão do individuo a educação, estudar o comportamento humano e também dar rumos a educação alegando razões cientificas. Também possui papel de grande importância para uma compreensão completa do homem. A psicologia explora a construção da subjetividade, que não deve ser ignorada no processo da educação.
3 - O docente além de ter o domínio das disciplinas, deve reunir muitas capacidades e necessita de uma formação psicológica apropriada. O professor além de transferir conhecimentos, influencia o aluno em relação a valores morais e éticos. Importante este educador estar preparado para os diferentes comportamentos dos alunos. O professor de aliar o bom senso e o equilíbrio, buscando a compreensão do comportamento dos alunos.
4 - Nos dias atuais o processo educacional vem sofrendo grandes modificações, principalmente na relação professor/aluno. Ao aplicar as suas idéias no campo da psicologia à educação Carl Rogers, psicólogo, leva o educador a entender o aluno como centro da aprendizagem, onde o professor passa a ser um mediador da aprendizagem do aluno, trabalhando em um ambiente que leva em considerações fatores de liberdade e cooperação que traz o aluno ao centro dos questionamentos.
5 - Além dos conteúdos é necessário o despertar para interpretar e selecionar informações, o professor deve utilizar as estratégias que permitam ao aluno integrar conhecimentos novos, utilizando para tal método adequado para que o aluno sinta-se seguro em aprender e resolver os problemas. Como resultado da aprendizagem o desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações, não esquecendo o papel fundamental que a motivação apresenta neste processo.
6 - Para Freud, a primeira tarefa da educação deve ensinar a criança a aprender controlar seus instintos. É possível conceder-lhe liberdade de pôr em prática todos os seus impulsos sem restrições, por conseguinte a educação deve proibir inibir e suprimir. Segundo Roger a aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo, escolhe suas direções, ajuda a descobrir recursos próprios ao seu aprendizado, formula problemas que lhe interessam, escolhe a linha de ação a seguir e avalia as consequências de sua escolha.
7 - Contribuíram com as modificações em relação o processo de ensino e aprendizagem, conduzindo a educação, principalmente no que tange a formação docente, na criação de currículos, no embasamento teórico das propostas curriculares, direcionando os projetos político-pedagógicos das instituições de ensino. Estas teorias apresentam contribuições na compreensão do processo de ensino e aprendizagem referente à criança/jovem ou ao adulto, considerando o desenvolvimento, a faixa etária e os aspectos psicossociais e cognitivos.
...