TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre A Gattaca

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA

Ana Lúcia Dos Santos   RA: C244EA-7

Angela Matos                 RA: C286DJ-8

                               Michelle Paoli                 RA: T21519-6      

Gattaca

São Paulo – SP

2014

Introdução

Gattaca é um filme de ficção científica que apresenta uma versão futurística da ciência, onde se é possível a combinação de qualidades genéticas.

Retrata também a história de Vincent Freeman, protagonista do filme. Um menino que foi concebido de forma natural, e que por ser detectado com várias doenças genéticas, sofre o preconceito da sociedade.

O garoto sonhava em viajar ao espaço, mas para isso era preciso fazer parte da Gattaca, uma base de treinamentos para vôos espaciais.

Em uma oportunidade Vincent assumi outra identidade, a de uma pessoa geneticamente perfeita, passaporte inicial para adentrar no local, sem levantar suspeitas e realizar seu desejo.

Por fim, o filme revela que os avanços tecnológicos trazem muitos benefícios, mas são passíveis de falhas, ao que toda regra tem sua exceção.

Reflexão genótipo x fenótipo

As pessoas eram diferenciadas logo no nascimento. Ou apresentavam um código genético perfeito ou eram tidos como inválidos diante da sociedade, principalmente no campo profissional.

Vincent carregava uma infância cheia de privações e cuidados. Através do teste de pezinho realizado após seu nascimento detectou-se a presença de uma série de genótipos diferentes, como: 42% de depressão, 99% de problemas cardíacos, 89% défit de atenção e expectativa de vida de um pouco mais de trinta anos.

Seus pais decidem ter mais um filho, desta vez com a ajuda dos avanços tecnológicos e devido as combinações genéticas, este vem ao mundo com um DNA perfeito. Seu nome era Anton Freeman.

Ainda criança Vincent presenciou seu irmão crescer com todas as qualidades desejadas. Todavia, em mais uma das brincadeiras com seu irmão, ambos disputando nado no mar, Vincent  o socorre de um afogamento. Anton, não acredita na cena que acabara de vivenciar, ou seja, seu irmão mais velho dando os primeiros sinais de contrariedade à vida a que foi condenada.

O menino cresceu. Inicialmente o que Vincent conseguiu foi entrar na Gattaca como faxineiro, devido a sua invalidez. Lá, conseguia ao menos olhar para o céu e chegar um pouco mais próximo de seu sonho. Ele mantinha amizade com Irene, sua colega de trabalho, que sempre o via admirar o céu.

Mais tarde, Vincent conhece Jerome Eugene Morrow, um ex-nadador de grande prestígio e possuidor de uma genética invejável, mas que por conta de um acidente ficou tetraplégico. Jerome não aceitava sua atual condição e desejava manter a imagem perfeita diante da sociedade. Virou um golpista ao propor a Vincent sua identidade.

Com interesse de ir para a lua Vincent viu ali uma oportunidade, já que somente os possuidores de DNA perfeito poderiam fazer parte da equipe rumo ao espaço, e assim o fez.

Foi preciso obter semelhanças com o verdadeiro Jerome. Além das amostras de sangue e de urina rotineiras, constantemente ele retirava as camadas de pele morta do corpo, cuidava das unhas e cabelos, no sentido de dificultar resquícios que pudessem desmascara-lo. Realizou cirurgia para o aumento de tamanho e fez uso de lentes corretivas, pois sofria de miopia.

Dentro da Gattaca Jerome (Vicent) sem perceber acaba por perder um cílio. Este pequeno elemento é encontrado e rapidamente conseguem identificar que ali há um inválido e assim começam a busca pelo impostor. Os funcionários um a um são investigados, mas inicialmente não encontram pistas.

Um dos diretores acaba por desconfiar, mas é encontrado morto, o que causa mais suspeitas. Jerome (Vincent) fica desesperado, pensa inclusive em se entregar, mas o ex-nadador consegue convence-lo a continuar com a farsa.

Para complicar sua situação, acidentalmente, Jerome (Vincent) deixa um copo usado na lanchonete, a amostra foi o suficiente para os peritos.

 Em um outro momento, Irene e Jerome (Vincent) saem para se divertirem e são surpreendidos com alguns investigadores que invadem o local sem avisar. Mesmo com a correria ele consegue escutar um dos investigadores o chamar pelo seu nome verdadeiro. Sua colega Irene no momento não entende muito bem o que esta acontecendo e pede por explicações. Ambos conseguem escapar.

No dia seguinte, dentro da Gattaca, um dos diretores questiona Irene sobre o “paradeiro” de Jerome (Vincent) e a faz leva-lo até sua residência. Antes, Irene consegue avisar à Jerome (Vincent) e junto com Eugene (Jerome) montam uma estratégia para que a farsa não seja identificada, e tudo sai bem. Depois do apuro Vincent decide contar toda a verdade a Irene, inclusive que não foi o assassino.  

Em continuação às investigações sobre a morte do diretor é encontrado um líquido em seu olho, descobrindo por fim que o verdadeiro assassino é outro diretor, isentando Jerome (Vincent) da culpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com