Transmissão do Impulso Nervoso
Por: CrissLopes • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 853 Visualizações
TRANSMISSÃO DO O IMPULSO NERVOSO
O impulso nervoso é uma corrente elétrica transmitida ao longo da membrana dos neurônios até os botões sinapticos.
Para que seja possível a ocorrência do impulso nervoso tem que haver a comunicação entre neurônios. Quando um neurônio recebe um estímulo ocorre a produção de um impulso nervoso. O impulso será transmitido de um neurônio para outro neurônio. Pois é com esse impulso que os neurônios transmitem as informações no sistema nervoso.
Para o impulso acontecer deverá o neurônio ser estimulado por sinais de nossos sentidos ou quando acionados por sinais químicos de neurônios vizinhos.
Uma vez iniciado o processo de impulso nervoso se propagará para o neurônios seguintes, esse impulso nervoso é chamado de potencial de ação é uma carga elétrica que percorre dentro dos neurônios multipolares apenas ocorrem em um sentido, sentido unidirecional que vai do corpo celular atravessando o axônio.
O neurônio possui uma carga em relação ao meio que está inserido, o neurônio em repouso possui carga negativa em relação ao meio extra celular que é positivo, do que no meio intra celular que é negativo, existindo assim uma diferença de potencial na membrana.
A célula possui abertura de canais para a entrada de sódio e saída de potássio. Quando a célula recebe o estímulo promove a abertura de canais acionando a bomba de sódio e potássio. O sódio ao entrar na célula acontece o processo de despolarização, pois o neurônio estava em repouso, ou seja estava polarizado, e em um segundo momento sai o potássio jogando cargas positivas para fora e repolarizando.
Com o estímulo acontecendo na célula segue ondas de despolarização seguidas por ondas de repolarização isso vai fluindo ao longo do neurônio, entrando sódio e saindo potássio. Esse processo quando chega no fim do axônio entra cálcio ao invés de entrar sódio. E a entrada desse cálcio faz com que as vesículas se fundam com a membrana do axônio, e joguem no meio extracelular os neurotransmissores que se liga nos receptores dos dendritos e abrem novamente os canais de sódio iniciando estimulo no próximo neurônio. Os neurônios recebem estímulos de vários lugares somando estímulos excitátorios ou inibitórios
O axônio de alguns neurônios possuem uma camada de tecido gorduroso chamada bainha de mielina. Que protege e reveste o axônio é um isolante elétrico que aumenta a velocidade de condução elétrica. Entre bainhas de mielinas tem interrupções que são chamadas de nodos de Ravier que caracteriza o impulso saltatório.
...