Uso da psicologia na gestão organizacional
Artigo: Uso da psicologia na gestão organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geizinha • 30/10/2013 • Artigo • 384 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
USO DA PSICOLOGIA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
O uso da Psicologia como ferramenta indispensável na área de recursos humanos é inconteste para aqueles que lidam com questões como liderança, motivação, formação de equipes, seleção e desenvolvimento de pessoas entre outras.
Os temas liderança e motivação encontram-se entre os mais estudados em Psicologia Organizacional. Na busca de obter resultados por intermédio de pessoas, o gestor convive com a missão de liderar pessoas. A Psicologia Organizacional ajuda a entender e a delinear o papel do líder dentro de sua equipe. No estudo da motivação, a psicologia trouxe igualmente notável contribuição no sentido de otimizar a produção, incentivando o trabalhador
Comportamento das pessoas em diferentes situações de trabalho
Conciliar características de pessoas e grupos aos requisitos das tarefas
constitui um campo inesgotável para a Psicologia aplicada à Gestão:
- há trabalhos caracterizados pela constante presença de novos desafios, aos quais as pessoas submetem-se querendo ou não e a eles reagem de variadas maneiras. Nessas situações, busca-se vencer o medo do desconhecido;
- outras atividades impõem rígida rotina, segundo padrões estabelecidos e pouco sujeito a alterações, para assegurar precisão e produtividade, não tolerando desvios aos procedimentos fixados.
Nestes casos, a Psicologia contribui com técnicas de enriquecimento do trabalho, possibilitando às pessoas, dentro de certos limites, desenvolver a criatividade e ou aumentar a capacidade de conviver com períodos de monotonia;
- o conflito interpessoal emerge a qualquer momento em algumas atividades; técnicas comportamentais e cognitivas contribuem para tornar os profissionais menos sensíveis a essas situações e com mais habilidades para gerenciá-las.
Atendentes de serviços de inadimplência passam por situações constrangedoras e conflituosas. Um treinamento especializado com base em técnicas comportamentais e cognitivas possibilita ao atendente desenvolver comportamentos bastante eficazes para dar conta dessas situações, com benefícios para ele e para os clientes. As Organizações saem beneficiadas: reduzem-se o absenteísmo, a rotatividade do quadro e o tempo para ele e para os clientes.
- modificações radicais nas tarefas constituem motivos frequentes de prejuízos emocionais graves, exigindo trabalhos preventivos.
Toda ação no ambiente de trabalho produz consequências no campo das relações interpessoais. Técnicas ligadas à habilidade para dar e receber feedback e aumento da disposição para o trabalho cooperativo vêm obtendo sucesso, nas mais diversas organizações.
...