VIOLÊNCIA
Projeto de pesquisa: VIOLÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Schild • 29/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 403 Visualizações
VIOLÊNCIA
SP-2014-3
INTRODUÇÃO
A violência é um fenômeno universal que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, sem consideração de níveis escolaridade ou condições socioeconômicas.
Dessa forma, a violência tem sua parte escrita na história desde os primórdios do mundo, onde vemos esse mal com origem no sistema familiar patriarcal até os dias atuais onde a famílias tomam outros moldes, mudanças que estão cada vez mais vistas de forma clara pelas diferenças de gênero, educação, cultura e sociedade do mundo atual.
Existem inúmeros tipos de violência, como: à mulher, ao homem, infanto-juvenil, e outros tipos, o conceito é amplo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como o uso intencional da força física ou do poder, física, emocional, ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
O QUE É VIOLÊNCIA
Violência significa usar a agressividade de forma intencional para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer que os danos físicos.
A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
EXEMPLOS DE ASSÉDIO MORAL NAS EMPRESAS
Situações degradantes (revista de seus pertences ou exposição de partes de seu corpo);
Brincadeiras ofensivas;
Detector de mentiras;
Exames de HIV/AIDS e Beta HCG (gravidez);
Rebaixamento profissional;
Isolamento profissional;
Inclusão de nome em “Lista negra”
Despedida abusiva;
Violação da intimidade;
Câmeras em vestuários;
Abuso de direitos;
Restrição de uso de banheiro;
Estratégias maçantes de venda
FORMAS DE VIOLÊNCIA
Violência física: Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
As agressões no trabalho são atitudes e comportamentos de desrespeito, desqualificação e insulto no ambiente de trabalho, estabelecidas pelo uso abusivo do poder, da ameaça e da punição.
Violência institucional: tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas, etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.
Violência intrafamiliar: acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
Violência moral: ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.
Violência patrimonial: ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.
Violência psicológica: ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
Violência sexual: ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.
Tais condutas são assumidas geralmente por empregadores, chefes, líderes ou encarregados, numa relação hierárquica de poder e dominação por meio da qual o assediador utiliza-se de seu posto de mando, quando não se submetem, é discriminado, isolado e desqualificado, numa tentativa de fazê-lo desistir do emprego ou mesmo puni-lo com demissão.
Assédio Moral Ascendente: Caracterizado pela ação de um subordinado em relação ao seu superior hierárquico. Este é o menos frequente, mais encontrado nas organizações públicas, em decorrência da estabilidade no emprego.
VIOLÊNCIA NO TRABALHO
Tradicionalmente consideravam-se agravos relacionados ao trabalho aqueles que pudessem ser relacionados a agentes químicos, físicos, biológicos ou ainda à organização e intensidade do trabalho. A partir da década de 80, contudo, as violências no trabalho passam a receber maior atenção enquanto risco
...