Violência na família e família e classificação
Tese: Violência na família e família e classificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/4/2014 • Tese • 365 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Objetivo
O objetivo desse estudo é identificar a incidência de violência doméstica e familiar e classificá-la conforme suas formas de expressão em física, psicológica, sexual
e/ou na forma de negligência. Realizar uma pesquisa documental, exploratória, de abordagem
quantitativa. O levantamento dos dados estatísticos ocorrerá a partir dos atendimentos por tipo ocorrência de violência
doméstica do conselho tutelar, a qual possui além dos registros das ocorrências de violência geral contra crianças e adolescentes, os registros de toda e qualquer violência no âmbito doméstico.
para lidar com a complexidade do fenômeno da violência doméstica é necessário
investimento em estratégias de prevenção que foquem também o ambiente familiar. Práticas educativas
contingentes geram ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças e contribuem para a
diminuição de comportamentos anti-sociais e coercitivos futuros.
Introdução
O tema que vou tratar neste trabalho. levantamento de casos e incidências de violência doméstica familiar junto ao conselho tutelar (Violência Doméstica).
A violência um fenómeno complexo cada vez mais comum nas nossas sociedades, compondo várias ameaças que atinge a realidade familiar comprometendo a vida .A violência doméstica não atinge apenas mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes, e não parte só do marido/companheiro. As mulheres assumem, por vezes, o papel de agressoras .Apesar de fazer referências a esta vertente, dou principal destaque à violência doméstica no feminino, restringindo-me apenas à mulher adulta. Considera-se violência doméstica “qualquer ato, conduta ou omissão que produz sofrimento, reiteradamente e com intensidade, violência física, negligencia, violência sexuais, psicológicas. E de ordem econômicos, de modo direto ou indireto (por meio de ameaças, enganos, coação ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado familiar. (Machado & Gonsalves,2003) É crescente o número de crianças e adolescentes vitimas de violência intrafamiliar que geralmente ocorrem nas relações hierárquicas consiste em formas agressivas da família que se relaciona, por meio do uso da violência como solução de conflitos e com estratégia de educação, inclui ainda falta de cuidados básicos.(Marturano & Ferreira,2002) Atualmente uma maior sensibilidade e intolerância social quanto a violência doméstica, despertou a preocupação do poder público e também de estudiosos de várias áreas tais como ciências sociais, geografia, economia, psicologia medicina e outros. (Costa, 2003)
...