Vivencias No Estágio
Monografias: Vivencias No Estágio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edsonmlc1978 • 4/6/2014 • 1.315 Palavras (6 Páginas) • 450 Visualizações
ESTÁGIO BÁSICO II: VIVENCIAS DO CAMPO DE ESTÁGIO
Edson Márcio Lima do Carmo
Ana Valéria Correia
RESUMO: Este trabalho é um reflexo da relevância do Estágio Básico II na construção do saber psicológico para os acadêmicos do Curso de psicologia da Faculdade Vale do Salgado em Icó-Ce. É um típico exemplo de que a teoria e a prática são indispensáveis na qualificação profissional. O trabalho em linhas gerais considera o equipamento onde o estágio foi desenvolvido, as ações realizadas antes da ida ao equipamento, atividades realizadas no equipamento e supervisões em sala onde havia uma partilha dos saberes emergidos. Dentro de uma metodologia simples, porém comprometida com a demanda do equipamento buscou-se desenvolver uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas trazendo melhorias para os estagiários e para o usuários, equipe do CAPSi, onde desenvolveu o estágios e responsáveis pelo usuários. A conclusão não poderia ser diferente, constitui-se numa firme assertiva que o referido estágio é indispensável ao profissional que almeja ser competente no seu fazer psicológico.
Palavras-Chaves: CAPSi, Estágio BásicoII, Vivencias, Equipamento, Roda de Conversa.
INTRUDUÇÃO
Esse trabalho é parte das exigências curriculares do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado – FVS e tem como objetivo descrever as vivencias experimentadas no périod de estágio. O estágio ora aludido é o cumprimento das disciplina Estágio Básico II e foi desenvolvido no Centro de Apoio Psicossocial Infantil –CAPSi de Icó-Ce sob a orientação e e preceptoria da professora Ana Valéria Correia.
Uma palavra que define bem o que é CAPS é a seguinte: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.
O CAPS tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais – psicoses, neuroses graves e demais quadros- cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia: “a população atendida pelo psicólogo nas diferentes atividades desenvolvidas é de pessoas com sofrimento mental: crianças, jovens, adultos, idosos, familiares dos usuários, portadores de necessidades especiais, comunidade, funcionários e estagiários da faculdade ou curso de aprimoramento que desenvolvem atividade no CAPS.” (Prática profissional do Psicólogo no Centro de Atenção Psicossocial, p. 14).
Observado o exposto nos encontramos como estagiários da Faculdade Vale do Salgado desenvolvendo nosso estágio no CAPS infantil de Icó que como a maioria dos CAPS sofre as intempéries de uma demanda muito grande, com os desafios políticos, e outras questões que são peculiares a atuação do psicólogo que trabalha no CAPS, contudo, durante todo o estágio foi observado que nenhuma das dificuldades aqui elencadas e nem outras que por ventura existam impediu a boa atuação do psicólogo e demais funcionários daquela casa que humanizadamente a todos recebm e lhes prestam atendimentos devidos.
O presente relatório, como já referenciado, objetiva fazer conhecidas a experiências que emergiram das vivencias quer nas rodas de conversas ou na observação em campo e ainda nas mais tímidas ações diante dos técnicos, usuários do CAPS i e seus responsáveis. E fomentar que são essas ações aparentemente são tímidas que começam construir no acadêmico o prazer pelo fazer psicologia.
DESENVOLVIMENTO
O estágio é uma ferramenta acadêmica que auxilia na percepção e formação do acadêmico de psicologia gerando o elo necessário entre a teoria e a prática do fazer psicologia. A boa qualificação do profissional de psicologia não depende só de conhecimentos adquiridos em sala mas também vivenciados no campo de estágio. É a capacidade de dialogar com a instrução e a percepção dos fatos que fará toda a diferença na atuação do psicólogo.
A trajetória estagiária se deu no período do semestre letivo e aconteceu com trabalhos no campo e supervisão em sala, didática essa que nos possibilitou participar das vivencias dos outros grupos através do seu relatos de como se davam as coisas em seus respectivos equipamentos.
Durante o estágio a sala de aula funcionava como uma oficina onde se discute, se avalia, repensa e reaplica com significação nova cada dado planejado.
O estágio amplia no acadêmico o aprimoramento de sua observação e escuta, ferramentas indispensáveis a este cientista da psique. Martins diz que: “ O estágio básico tem por objetivo o desenvolvimento de prática integrativa das competências e habilidades previstas no núcleo comum” (Martins, p. 108, 2011).
No estágio realizado no CAPS i de Icó o desenvolvimento da práticas integrativas das competências e habilidades dos futuros psicólogos foram estimuladas e desenvolvidas através de uma série de atividades orientadas e monitoradas pela professora e monitora: psicóloga Ana Valéria Correia.
As atividades podem ser descritas como antecedentes a ida ao equipamento, atividades desenvolvidas no equipamento e atividades de supervisão em sala de aula.
Entre as atividades que foram realizadas antes da ida ao CAPSi
...