Vygostky
Por: Cimara Liv • 9/9/2015 • Relatório de pesquisa • 747 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
2.INTRODUÇÃO TEÓRICA
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA é o conceito central na teoria vygotskeryana, um processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação e se coloca no meio da relação de um S (estímulo) com uma R (resposta). Nesta relação, para Vygotsky, o homem se relaciona com o mundo mediado por essa noção, numa função psicológica superior e não numa relação direta. São dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos. Os processos mentais superiores caracterizam o pensamento especificamente humano, com suas ações conscientes e controladas pela atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, comportamento intencional – processos mediadores por sistemas simbólicos.
No USO DE INSTRUMENTOS Vygotsky incorporou alguns postulados do materialismo-histórico dialético de Marx e Engels, como: o modo de produção da vida material condiciona a vida social, política e espiritual do homem. O homem como ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social. A sociedade humana com suas transformações, dinamismo, contradições e desenvolvimento. Esses movimentos ocorrem por meio da “síntese dialética”, onde na presença de determinados elementos, fenômenos novos emergem.
O USO DE SIGNOS na atividade humana pode ser definido como elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos e situações.
Os SISTEMAS SIMBÓLICOS e o PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO são funções mediadoras na ação concreta do homem no mundo através dos instrumentos de trabalho, promovendo transformações e controlando a natureza. Na atividade psicológica através dos signos.
PROCESSO INTERNALIZAÇÃO, os signos internos são representações mentais que substituem objetos do mundo real, libertando o homem da necessidade de interação concreta com os objetos. As representações mentais da realidade exterior são os principais mediadores a serem considerados na relação do homem com o mundo. Estas representações aparecem duas vezes nas funções do desenvolvimento da criança, primeiramente no nível social, na relação entre pessoas (interpsicológica) e depois no interior no interior da criança (intrapsicológica).
O PENSAMENTO e LINGUAGEM ocupa lugar central no conceito de Vygotsky, tem como função o intercâmbio social, que é o sistema de linguagem e o pensamento generalizante, que classifica, agrupa e ordena as ocorrências numa mesma classe de objetos. Nesta relação de pensamento generalizante e linguagem ocorre a mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, essencial para a compreensão do funcionamento psicológico do ser humano.
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM foram pesquisados por Vygotsky nos aspectos filogenétcos e ontogenéticos no desenvolvimento humano. A aquisição da linguagem passa por três fases, a linguagem social é a primeira que surge, tem como função denominar e comunicar, a linguagem egocêntrica e a linguagem internalizada do pensamento. Na filogênese - fase pré-linguística do pensamento, refere-se a utilização de instrumentos e inteligência, quando unida com a ontogênese - fase pré-intelectual da linguagem, refere-se ao alívio emocional e função social, juntas, surge o pensamento verbal, onde ocorre a transformação do
...