ÁREAS DE AÇÃO QUE CONDIÇÕES ALIMENTARES
Projeto de pesquisa: ÁREAS DE AÇÃO QUE CONDIÇÕES ALIMENTARES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelsr88 • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 857 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A psicopedagogia já vem atuando com muita eficácia, nas diversas instituições, sejam, nas escolas, nos hospitais e empresas.
Cabe ao psicopedagogo diagnosticar eventuais intervenções no processo de aprendizagem, participando da dinâmica da comunidade educativa fornecendo a integração e ainda promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo.
O papel do psicopedagogo, terá sempre como função:
avaliar, diagnosticar e intervir nos problemas de aprendizagem.
O Psicopedagogo, necessita entender e se envolver com o ser humano, pois isso contribuirá no processo de aprendizagem a serem trabalhados, minimizando as dificuldades apresentadas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
Ao falar de sua prática e atuação o psicopedagogo, agrega conhecimentos de várias áreas e estratégias pedagógicas e psicológicas que possibilita-o a voltar-se para o processo de desenvolvimento e aprendizagem, atuando assim, numa linha preventiva e/ ou terapêutica.
Em se tratando da linha preventiva, o psicopedagogo poderá desempenhar uma prática docente envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou ainda atuar dentro da própria escola. Já na linha terapêutica, este profissional tratará dos problemas de aprendizagem pelo diagnóstico, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológica, psicomotora, fonaudiológica e educacionais, pois estes problemas são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento.
No diagnóstico, o profissional da área, deve voltar-se para a apreciação de aspectos psicomtor-perceptivo, lingüísticos cognitivos do indivíduo, levando em conta todas as dificuldades apresentadas, em busca da compreensão do significado dos sintomas de aprendizagem na organização da personalidade do educando e no seu contexto familiar, escolar e social.
O psicopedagogo também, terá sua atuação na área da saúde, hospitalar e empresarial, já que o seu saber visa a compreensão de diversas dimensões da aprendizagem humana. Sendo assim, este poderá trabalhar com crianças hospitalizadas auxiliando-as no seu processo de aprendizagem em parceria com toda a equipe multidisciplinar da instituição hospitalar, tais como: psicólogos, médicos, assistentes sociais e enfermeiros. E no campo empresarial, o psicopedagogo poderá contribuir muito, com as relações inter e intrapessoais, propiciando a melhoria da qualidade dessas relações das pessoas pelas quais trabalham na empresa.
O psicopedagogo na instituição escolar
O trabalho psicopedagógico nas instituições escolares tem como o objeto as relações de ensinar e aprender, eliminando assim fatores que interferem negativamente na aprendizagem orientando e direcionando todos os envolvidos neste processo. Os desafios que o psicopedagogo encontra dentro das instituições escolares relacionam-se de modo significativo. A sua formação pessoal e profissional implicam de certa forma a configuração de uma identidade própria e singular que seja capaz de somar qualidades e competências de atuação na instituição escolar.
Será necessário que as instituições escolares, estejam abertas ao profissional da psicopedagogia, pois este realiza um grande trabalho visando á prevenção das causas dos problemas de dificuldades, enfatizando os aspectos, cognitivos, biológicos, afetivos, emocionais etc.
Sabemos que há uma variedade de fatores, que acabam interferindo no processo de aprendizagem e é, neste sentido que a psicopedagogia, vem caminhando para contribuir e muito, na melhor compreensão desse processo.
Todo processo educativo é muito complexo, pois este reúne grande quantidade de elementos que associam-se visando assim, uma mesma finalidade de formar o ser humano num processo contínuo.
O
...