ÉTICA PROFISSIONAL PRODUÇÃO TEXTUAL – HISTÓRIA DA ÉTICA
Por: Marylei • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
PSICOLOGIA – 6º PERÍODO
ÉTICA PROFISSIONAL
PRODUÇÃO TEXTUAL –
HISTÓRIA DA ÉTICA
2015
Ainda que o sentido da ética sempre tenha existido, pois esteve presente na estrutura de bons costumes e boa convivência entre os povos A simbologia da palavra começou a ser comentada entre os Filósofos na Grécia Antiga, como um apanhado de características, como valores morais, conduta, honestidade e cidadania.
Conforme as comunidades se formavam e começavam a se desenvolver em Cidades/Estados, era necessário que fosse mantido o bom convivo entre as populações, deste modo alguns pensadores contribuíram para a história e origem desta palavra.
Sócrates acreditava na sabedoria da alma, que para que o corpo fosse ético a alma precisaria de conhecimento e o saber libertaria o sujeito.
Aristóteles acredita que nossas ações e pensamentos são aliados e que somos o que pensamos e agimos. Seus pensamentos diziam respeito ao bem estar, ser virtuoso é estar de bem consigo mesmo.
Com o surgimento da política, a ética consiste em colocar o interesse do povo à frente de interesses pessoais.
Para Platão as virtudes do homem eram subdivididas, a sabedoria regia a razão, a valentia regia o impulso das vontades, o autocontrole regia o instinto e a justiça é como o equilíbrio do homem.
Com o domínio do clero e a expansão do cristianismo, Tomas de Aquino e Santo Agostinho incorporavam a ideia que Deus é o único responsável pela evolução espiritual, as principais virtudes do homem são o altruísmo, a fé e a caridade.
O cristianismo prega o livre-arbítrio, porém a má conduta é vista como pecado, o que divide o homem entre o bem e o mal e o mal está diretamente relacionado à falta de orientação divina.
Martinho Lutero criou um movimento pela reforma da igreja católica, pois ficou indignado com a igreja devido a pratica de venda de indulgências. Essa é uma atitude considerada antiética, tendo em vista que não se pode vender algo cuja existência não seja comprovada.
Com as revoluções religiosas, o descrédito surge com o protestantismo, e se inicia a era Moderna, a razão passa a ser o trajeto da verdade, a fé não pode ser cega, o ser humano procura razões e explicações mais concretas/cientificas.
O capitalismo cria a classe social dos burgueses, com mudanças, políticas, econômicas e sociais, neste ponto da história, filósofos descrevem a busca da humanidade por equilíbrio, alcançando a sabedoria e felicidade.
Ética é uma regra de condicionamento humano, que foi criada pela sociedade para poder definir as coisas boas das ruins, e está inserida na sociedade como um todo.
Conforme Mario Sergio Cortella (1954) um filósofo, escritor e professor paranaense. Graduado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora de Medianeira, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP.
“Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero? (2) devo? (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.”
...